“Colocar pessoas com deficiência na invisibilidade é uma forma de liberar a sociedade de sua responsabilidade de ser inclusiva”, por Sergio Gomes*

*Artigo de Sérgio Gomes, Jornalista, escreve notícias e elabora reportagens para a Câmara Paulista para Inclusão e para o Instituto Modo Parités desde 2021, e tem esquizofrenia.

Nos últimos anos, tem havido uma crescente conscientização sobre a importância da inclusão e da igualdade de direitos para as pessoas com deficiência. No entanto, ainda há muito a ser feito para tornar a vida dessas pessoas mais visível e promover a sua participação plena na sociedade.

A visibilidade das pessoas com deficiência ainda é um assunto que traz preocupação diante das inúmeras dificuldades que encontra para ser alcançada de forma plena. As pessoas com deficiência veem-se constantemente inseridas em um fenômeno conhecido como ciclo de invisibilidade. Nesse ciclo, as pessoas com deficiência são “escondidas” e privadas ao máximo possível da convivência com as demais pessoas e assim não são encaradas como um problema da comunidade onde vivem e isso faz com que não tenham acesso a bens, serviços e direitos que as demais pessoas têm e por consequência não são incluídas na sociedade e assim enfrentam discriminação e falta de consciência sobre suas demandas por parte das demais pessoas e isso vai reiniciar o ciclo.  Sobre a invisibilidade das pessoas com deficiência, em especial as pessoas com nanismo, Kenia Rio, mulher com nanismo, advogada e presidente da Annabra (Associação Nanismo Brasil) diz: “A sociedade ainda não nos enxerga! Somos invisíveis para a sociedade, e esse é o maior ponto. Depois tem a questão da falta de acessibilidade a todos os locais públicos e privados, e o capacitismo (que é o preconceito contra pessoas com deficiência) é uma das principais barreiras impostas pela sociedade para tentar nos silenciar.”

Recentemente o programa dominical Fantástico, da Rede Globo, trouxe uma série de reportagens muito esclarecedoras e enriquecedoras sobre nanismo e nessas reportagens pode-se ver, entre outras coisas, como acontecem combates eficientes  a promoção da inclusão e visibilidade das pessoas com esse tipo de deficiência e isso pode ser extrapolado para demais deficiências, inserindo PCDs na prática de esportes, participação das pessoas com deficiência em escolas regulares, inclusão no mercado de trabalho e também a questão da acessibilidade para as pessoas com deficiência, que é uma ação fundamental para que elas possam ter pleno gozo de atividades comuns do dia-a-dia como o acesso a prédios públicos e privados para cadeirantes, elevadores, interpretes de libras e vários outros recursos que auxiliam as pessoas com os mais variados tipos de deficiência e garantem uma vida plena.

Há também outros aspectos que devem ser enfrentados para dar às pessoas com deficiência visibilidade a que tem direito, como qualquer pessoa e um desses aspectos seria a representação das pessoas com deficiência de forma positiva na mídia, pois as pessoas com deficiência precisam ser representadas de forma positiva e inclusiva na mídia. Isso significa que eles devem ser vistos como indivíduos completos e complexos, com suas próprias personalidades, habilidades e desafios, em vez de serem retratados apenas como vítimas ou super-heróis.

E sobre pessoas com deficiência e o mercado de trabalho vale lembrar que no Brasil já existe a Lei de Cotas, que garante uma reserva de vagas para pessoas com deficiência e essa lei não é cumprida pela maior parte das empresas, essas mesmas empresas devem garantir que as pessoas com deficiência tenham a oportunidade de trabalhar em igualdade de condições com as demais. Isso inclui ajustes razoáveis no local de trabalho e acesso a treinamento e desenvolvimento orientados para as atividades laborais e a relação com os colegas.  As pessoas com deficiência devem também ser encorajadas a participar ativamente da sociedade, incluindo eventos esportivos, culturais e políticos. Isso ajudará a aumentar sua visibilidade e a construir relacionamentos positivos com a sociedade em geral. A educação e a sensibilização são importantes para ajudar a mudar a percepção da sociedade sobre as pessoas com deficiência. Isso inclui a veiculação de informações sobre deficiência em programas de ensino e ações de conscientização pública.

Melhorar a visibilidade das pessoas com deficiência é fundamental para garantir sua inclusão e aceitação na sociedade. Isso requer ações concretas por parte da sociedade e do poder público.