Rede Empresarial de Inclusão Social

Setor de atuação
Rede de colaboração entre líderes de RH de empresas que promovem a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho formal.

A rede é constituída por 90 empresas.

O Programa
O objetivo da Rede Empresarial de Inclusão Social é reunir empresas para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal, a partir do compartilhamento de conhecimentos e identificação de boas práticas entre as empresas, articulação de contatos, parcerias e projetos, e desenvolvimento de produtos e serviços conjuntos que promovam a qualificação profissional e facilitem a contratação e retenção do profissional com deficiência.

A Rede Empresarial de Inclusão Social foi criada em maio de 2012, em um encontro de empresas e com a participação da Organização Internacional do Trabalho da ONU (ILO-UN) promovido pela Serasa Experian. Desde então, foi criado o regimento da rede, que é conduzida por um grupo diretor que se reúne a cada 15 dias. Entre os produtos oferecidos aos participantes da Rede estão encontros bimestrais com temas relevantes para a inclusão da pessoa com deficiência. O grupo disponibiliza também, em seu site (www.redeempresarialdeinclusao.com.br) materiais de referência para médicos e profissionais de segurança no trabalho, e para profissionais de RH.

Profissional em destaque
João Ribas (1954-2014) nasceu com mielomeningocele, malformação que evita o fechamento da parte posterior da coluna vertebral. A cirurgia corretiva acabou provocando uma paraplegia, e para locomover-se Ribas fez uso de aparelho ortopédico até os 40 anos de idade, depois adotou a cadeira de rodas. A limitação de mobilidade, porém, nunca foi páreo para o dinamismo de Ribas, sempre em busca de novos desafios e conquistas. Desde pequeno, sua paixão por livros e as inúmeras horas que dedicava à máquina de escrever que ganhou de presente do pai eram indícios de que ele iria longe. Seu percurso incluiu formações em Jornalismo e Ciências Sociais. Foi professor na rede pública estadual e em faculdades (PUC-SP e UNIP), fez mestrado (Unicamp-SP) e doutorado (USP-SP), sobre Mercado de Trabalho para Pessoas com Deficiência. Ribas também publicou livros, entre eles O que são Pessoas com Deficiência. Desde 2001 atuava também como executivo na área de Inclusão da Serasa Experian, onde idealizou e conduziu a Rede Empresarial de Inclusão Social até a sua morte, em 2014, devido à uma complicação renal que evoluiu para um quadro de infecção generalizada.

Sempre participativo, atuante e dono de ideias inspiradoras, João Ribas ajudou a construir novos paradigmas no campo da inclusão profissional. A seguir, alguns trechos de entrevista dada por ele, em 2011, ao site Vida mais Livre, da Espiral Alternativa: “A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é um desafio no mundo todo. Muitos outros países não fazem a devida inclusão, o que não nos exime da responsabilidade, nem significa que o Brasil está desculpado”. Para Ribas, o maior desafio da área de inclusão profissional é acompanhar as mudanças do mercado de trabalho e do mundo empresarial, cuja dinâmica de aquisições e fusões faz com que as empresas queiram resultados cada vez mais imediatos e, onde, segundo ele, “infelizmente, muitas dessas empresas ainda acreditam que a pessoa com deficiência não dá resultado. A não ser que ela tenha muito estudo. Aí o preconceito diminui”. Ribas sempre reconheceu a informação e a educação como sendo fundamentais para quem busca lugar no mercado de trabalho. “Não podemos ficar parados esperando que a inclusão ocorra sem nos autodesenvolvermos, sem sabermos línguas estrangeiras, sem acompanhar o desenvolvimento do mercado, sem informática, sem estudar. É mais difícil para as pessoas com deficiência, mas não tem jeito: é preciso esforçar-se”.