#27diaspelainclusao #01 Por que precisamos da Lei de Cotas?

Publicado em: 09/07/2018


Mas afinal: Por que nós precisamos da Lei de Cotas?

No Brasil existem 24 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Isso significa que a cada 4 habitantes, 1 tem deficiência. Apesar disso, ainda não vemos essas pessoas circulando nas ruas, nas escolas, nos espaços públicos e o mesmo acontece nos ambientes de trabalho.

As pessoas com deficiência foram excluídas em muitos momentos no decorrer da história, durante muito tempo elas foram vistas como doentes e consideradas incapazes. Para desconstruir esse preconceito, devemos garantir sua participação e promover a igualdade de oportunidades. Isso, muitas vezes, só é possível com a criação de leis e políticas públicas que defendam os direitos das pessoas com deficiência – e é aí que entra a Lei de Cotas!

A Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91) determina que toda empresa com 100 ou mais empregados tem o compromisso de contratar trabalhadores com deficiência ou profissionais reabilitados pelo INSS. Trata-se de uma ação afirmativa cujo objetivo é incluir no mercado de trabalho um público que, até então, não tinha oportunidade de emprego.

Com a Lei de Cotas, a empregabilidade e o acesso ao trabalho passa a ser discutido e as pessoas com deficiência começam a ter seu direito ao trabalho respeitado. Através do trabalho, as pessoas podem alcançar sua independência financeira, ter contato com outras pessoas, fazer amigos e colegas, vivenciar a cidade. Para muito além de um salário, o trabalho promove inclusão e cidadania e este é o objetivo da Lei de Cotas!

Quer saber mais sobre a Lei de Cotas? Acesse o livro “A Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho”: http://www.portalinclusivo.ce.gov.br/phocadownload/publicacoesdeficiente/ainclusaodaspcdnomercdetrabalho.pdf

Participe da nossa celebração do 27º Aniversário da Lei de Cotas! Compartilhe nossa campanha #27diaspelainclusão e venha para nossa celebração de aniversário: https://www.facebook.com/events/210703152896221/

Texto: Ariadne Senna, criadora da campanha e assessora da Câmara Paulista pela Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal. A campanha começou no dia 28 de junho, e serão 27 dias até o dia do aniversário da Lei de Cotas (artigo 93 da Lei 8.213 de 1991), no dia 24 de julho. 

Voltar para Notícias