#27diaspelainclusao #07 Convivência faz diferença!

Publicado em: 12/07/2018


Características como tipo de cabelo, cor da pele, gênero, sexualidade e ter ou não uma deficiência nos fazem todos diferentes uns dos outros. A diversidade faz parte do nosso mundo e está presente em todos nós. Portanto deveríamos estar acostumados a lidar com a diferença, mas nem sempre é assim.

Muitas vezes não sabemos como nos relacionar com as pessoas com deficiência, seja por falta de informação ou por falta de convivência. Alguns até evitam se aproximar por medo de fazer algo de errado, o que acaba criando mais uma barreira para as pessoas com deficiência.

Existem vários materiais que podem ajudar a saber mais sobre como se relacionar com as pessoas com deficiência, buscar informação é o primeiro passo para a inclusão! E caso ainda assim tenha alguma dúvida, sempre pergunte para pessoa como ela prefere ser tratada ou se necessita de algum tipo de apoio.

A melhor maneira de desconstruir o preconceito é através da convivência, quando convivemos podemos conhecer as pessoas melhor e aprender como lidar com as características de cada um. Assim podemos construir uma sociedade cada vez mais inclusiva e com respeito às diversidades.

Indicação de materiais:

Manual de Convivência com Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida – Instituto Mara Gabrilli: http://maragabrilli.com.br/wp-content/uploads/2017/10/manual_web.pdf

Dicas de Convivência com Pessoas com Deficiência (vídeo com Libras e audiodescrição) – Instituto Mara Gabrilli: https://www.youtube.com/watch?v=KWzHiZZUc20

Dicas de Convivência com Pessoas com Deficiência – Carrefour Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=LLL9wfzbBKM

Texto: Ariadne Senna, criadora da campanha e assessora da Câmara Paulista pela Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal. A campanha começou no dia 28 de junho, e serão 27 dias até o dia do aniversário da Lei de Cotas (artigo 93 da Lei 8.213 de 1991), no dia 24 de julho. 

Voltar para Notícias