7ª Virada Inclusiva foi realizada em diversas cidades de São Paulo

Publicado em: 19/12/2016


De 2 a 4 de dezembro, diversas cidades do estado de São Paulo promoveram a 7ª Virada Inclusiva, com programação acessível e gratuita de cultura, esporte e lazer. O evento aconteceu em ruas, praças, parques, museus e teatros, para homenagear o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

“A Virada traz a pessoa com deficiência para a sociedade, mas a partir de sua potencialidade. É uma forma de celebrar todas as conquistas que as pessoas com deficiência têm enfrentado e de dizer para a sociedade, de forma geral, que a questão da diversidade deve ser valorizada”, disse Renato Ribeiro, assessor do Memorial da Inclusão.

Na tarde de sexta-feira (2), o Teatro Sérgio Cardoso, no Bixiga, recebeu uma apresentação de street dance com o dançarino Thiago Rodrigues, 30 anos, que tem síndrome de Down. “A dança sempre refletiu um pouco da minha vida”, contou ele. Thiago, que também trabalha como administrador e recepcionista em uma empresa, ensaiou a coreografia que foi apresentada por seis meses. “Essa Virada foi gostosa,  um dia agradável, em que todos puderam interagir. Pude mostrar um pouquinho da minha energia positiva”, falou.

Fabiane Ferri Ferretti, do projeto IDown, foi uma das organizadoras da apresentação do teatro. “A ideia da Virada Inclusiva foi mostrar que estamos todos no mesmo ambiente, podemos conviver com naturalidade e que não existem diferenças”, destacou. “Como cada um tem um potencial a ser explorado, geralmente as pessoas com síndrome de Down vão muito para as áreas de música e dança. Cada família tem que visualizar onde ela vai conseguir fazer com que o filho se desenvolva. O Thiago é apaixonado por música e dança”.

Oficinas, vivência no esporte com atletas paraolímpicos e shows com artistas como Arnaldo Antunes, Edu Camargo e Tribo de Jah, além da exposição sensorial e interativa Grandes Nomes Grandes Feitos, no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, fizeram parte da programação. Entre os homenageados da exposição, o cantor Stevie Wonder, o músico Ludwig van Beethoven e a artista Anita Malfatti. E, no domingo, fechando a virada, aconteceu a pedalada inclusiva na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2016-12/para-celebrar-dia-da-pessoa-com-deficiencia-sp-tem-edicao-da-virada

Stela Masson, 5/12/2016

Voltar para Notícias