Agora pessoas surdas podem agendar atendimento em Libras pelo Meu INSS

Publicado em: 10/09/2025


Fonte e reprodução: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) agora oferece comunicação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para pessoas surdas. Com a novidade, além dos serviços pela Central 135, também é possível agendar atendimento pelo site ou aplicativo Meu INSS. O serviço é realizado de forma virtual, por servidores capacitados da Central de Atendimento em Libras (CAL), e é exclusivo para pessoas surdas ou com deficiência auditiva, mediante apresentação de documento com foto.

Essa modalidade serve para ajudar o usuário a utilizar o Meu INSS, tirar dúvidas sobre solicitações, benefícios e pagamentos. Por motivos de segurança, não é possível emitir extratos previdenciários, criar senha Gov.br ou enviar documentos pessoais nessa modalidade virtual.

Como funciona?

O agendamento pode ser feito pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. O sistema possui uma janela em Libras, no lado direito da tela, que traduz os textos automaticamente.

Veja o passo a passo:

• Clique em “Entrar com Gov.br”, insira seu CPF e sua senha;

Print 1 - tela inicial


• No canto superior esquerdo, clique nas três linhas horizontais;

Print 2 - menu sanduíche

• No menu, procure e selecione “Outros serviços”;

Print 3 - outros serviços

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• Escolha “Atendimento Virtual em Libras”;

Print 4 - atendimento virtual em libras

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• Leia as informações na tela e clique em “Avançar”;

Print 5 - avançar

• Preencha seus dados e confirme o agendamento.

Print 6 - dados + avançar

Depois do agendamento, será enviado um e-mail com o dia, o horário e o link para acessar a videoconferência. É importante verificar também a pasta de spam ou lixo eletrônico.

No dia e horário marcados, basta clicar no link e acessar a sala virtual com pelo menos cinco minutos de antecedência. Em caso de atraso, o servidor do INSS aguardará até 15 minutos.

Se preferir, o agendamento também pode ser feito pela Central 135 ou diretamente na agência do INSS, com o apoio de uma pessoa de confiança.

Experiência real

Ronaldo Alves Oliveira da Silva, de Teresina (PI), que tem deficiência auditiva, usou o novo serviço e foi atendido por Marcos Henrique Oliveira Nunes, servidor da CAL. “Gostei muito do atendimento do INSS, a comunicação é boa. Antes, não tinha comunicação porque não havia profissionais que falassem Libras. Agora não temos mais essa barreira, melhorou muito”, conta Ronaldo.

Para Marcos, trabalhar na CAL é motivo de alegria. “Ver o brilho nos olhos de cada surdo ao ser atendido em Libras e resolver seu problema mostra que estamos no caminho certo, tornando o serviço cada vez mais acessível, inclusivo e humano”, afirma.

Conscientização

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% da população brasileira tem deficiência auditiva, o que equivale a mais de 10 milhões de pessoas; dessas, 2,7 milhões têm surdez profunda. O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Azul, dedicada à luta pelos direitos da comunidade surda e à valorização da acessibilidade e da inclusão em toda a sociedade. Por isso, a oferta de comunicação em Libras pelo INSS é fundamental para garantir inclusão social e um serviço mais humano.

Além da opção virtual feita de casa, o INSS também disponibiliza o atendimento remoto nas agências. Nessas unidades, é possível ser atendido por videoconferência com um servidor fluente em Libras. O acolhimento especializado totalmente presencial, por enquanto, está disponível nas agências de Sorocaba (SP), Gama (DF) e Maringá (PR).

Ascom INSS

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