Assista ao webinar com CEOs pela inclusão das pessoas com deficiência no atual cenário do trabalho

Publicado em: 02/06/2020


Acesso o link e assista: https://youtu.be/j1ksPFVmXGk

Comemorando o 8º aniversário da REIS (criada em 02 de maio de 2012) o 37º Encontro da REIS promoveu um painel de presidentes integrantes do Conselho de CEOs das companhias nacionais e multinacionais integrantes do grupo diretor da Rede, no último dia 22 de maio. 

Andréia Dutra, CEO Sodexo On-site; Dimitrius de Oliveira, CEO da Atento; Fabio Maceira, CEO da JLL; Fernando Serec, CEO da Tozzini Freire; Luiz Sérgio, CEO da EY; e Tania Cosentino, CEO da Microsoft compartilharam suas experiências sobre o trabalho das pessoas com deficiência em tempos de crise junto ao Secretário Municipal da pessoa com deficiência de São Paulo, Cid Torquato.

Eliane Raniere, representando o grupo diretor, fez a abertura do encontro, com a seguinte fala: 

Bom dia a todos! Uma alegria participar do 37 Encontro da nossa Rede Empresarial de Inclusão Social, carinhosamente conhecido pela sigla REIS.

“Eu sou Eliane Ranieri, pessoa com deficiência e participante da Rede desde sua formação.

A Rede foi fundada em 02 de maio de 2012 no 26º Fórum de Empregabilidade da Serasa Experian, que trouxe como palestrante a Debra Perri, Especialista em Inclusão de Pessoas com  Deficiências, na Organização Internacional do Trabalho,, em Genebra, Suíça. 

Ao longo destes 8 anos, a Rede vem operando com o propósito de reunir empresas interessadas em promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, gerando produtos e disseminando conhecimento relacionado a inclusão.

O modelo de trabalho é colaborativo com o apoio de 14 empresas que fazem parte do Grupo Diretor que coordenam os Grupos de Trabalho com o objetivo de criar um ambiente de negócios mais inclusivo para transformar positivamente a vida das pessoas com deficiência.

A partir de 2016, a Rede lançou o Pacto pela Inclusão junto com a OIT, implementou a Sistematização de Indicadores de Inclusão de Pessoas com Deficiência, em parceria com Instituto Ethos e com Revista Exame, e criou o Núcleo de CEOs REIS, para fortalecer os propósitos e ações da Rede. Alguns destes CEOs estão participando neste Webinar hoje. Muito obrigada.

Passo a palavra agora para a Ivone.”

Ivone Santana destacou o encontro histórico que reuniu a alta liderança para falar do Futuro do trabalho e a inclusão das pessoas com deficiência junto ao poder público. Raniere trouxe o histórico da REIS e Santana agradeceu aos palestrantes, assim como aos parceiros K&K LIBRAS e Ktalise, que apoiam a REIS com interpretação em Libras e audiodescrição. Destacou também que o tema escolhido se deveu ao cenário sem precedentes que o mundo está vivenciando. É o cenário que se configura como o ‘novo normal’, apontou Ivone.

“Hoje, mais do que nunca, a REIS tem um papel fundamental de seguir trabalhando em intensificar a formulação de projetos e de ideias junto a Secretaria, para juntos defendermos os direitos das pessoas com deficiência pois poderá haver ameaças não só econômicas, mas sociais em relação à Lei de Cotas”, disse Secretário Municipal da pessoa com deficiência, Cid Torquato. Ele destacou uma janela de oportunidades nesse mundo virtual, pois segundo ele, a tecnologia permite igualar as pessoas, e isso ajuda a minimizar o preconceito contra as pessoas com deficiência, e nós temos a tarefa de promover o protagonismo delas.

A moderação do webinar esteve a cargo da sócia-executiva da TozziniFreire, Maria Elisa Verri, que conduziu a conversa com perguntas dirigidas a cada um dos seis líderes empresariais, sobre como está se posicionando sua empresa frente ao cenário de isolamento, solicitando suas reflexões do trabalho das pessoas com deficiência durante e pós pandemia. Para finalizar, Djalma Scartezini, também representando o grupo diretor da REIS, agradeceu a todos os palestrantes, participantes, e ao grupo diretor da REIS que através de seus grupos de trabalho fazem possível estes encontros.

Sobre a REIS

Com 8 anos de atuação sistemática, a Rede Empresarial de Inclusão Social, conhecida como REIS, é um movimento de gestores de empresas nacionais e multinacionais que atuam no Brasil e que reúne mais de 100 empresas. Em sua governança, conta com uma secretaria executiva, Conselho de CEOs e grupo diretor, formado por representantes das empresas Accenture, Atento, Carrefour, EY, IBM, JLL, Microsoft, Natura, RD, Serasa Experian, Sodexo, Telefônica Vivo, TozziniFreire Advogados, United Health Group. Conheça mais no site www.redeempresarial.com.br

Contato: Ivone Santana, secretária executiva reiscontato@modoparites.com.br

Voltar para Notícias