CIF foi tema de encontro da Câmara Paulista de Inclusão

Publicado em: 20/11/2016

Descrição de Imagem: Fotografia da reunião da Câmara Paulista para a Inclusão. Mostra parte do auditório com as cadeiras ocupadas pelos participantes da reunião e Mario Battisti, palestrante convidado, está na frente do auditório falando ao microfone. É um homem magro e alto de cabelos grisalhos, veste uma camisa social azul e calça jeans.

Descrição de Imagem: Fotografia da reunião da Câmara Paulista para a Inclusão. Mostra parte do auditório com as cadeiras ocupadas pelos participantes da reunião e Dr. José Carlos do Carmo, coordenador da Câmara, está na frente do auditório falando ao microfone. Descrição de Imagem: Fotografia da reunião da Câmara Paulista para Inclusão. A imagem mostra o auditório de fundo, existe um corredor ao centro e várias fileiras de cadeiras distribuídas dos lados direito e esquerdo. Ao fundo está a projeção dos slides utilizados pelo palestrante.

Mais de 80 pessoas participaram da reunião da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência, realizada no Auditório da SRTE-SP (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), no último dia 10 de novembro.

Liderada pelo Auditor Fiscal e Coordenador Estadual do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Ministério do Trabalho,  Dr. José Carlos Do Carmo (Dr. Kal), a reunião teve como palestrante convidado o terapeuta ocupacional Mário César Guimarães Battisti, que discorreu sobre a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).

Dr. Kal abriu os trabalhos falando sobre “A caracterização da Pessoa com Deficiência para fins de cota: A visão do Ministério do Trabalho”, tema bastante relevante para empresários e representantes de órgãos públicos e privados, que estavam presentes. Em seguida, Mário César Battisti explicou a “Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF): O que é,  para que serve  e como utilizar?”

A Câmara Paulista registrou a presença de representantes de empresas, órgãos públicos, entidades que atuam na área da inclusão da pessoa com deficiência, sindicatos patronais e sindicatos de trabalhadores. Caso tenha interesse, é possível acessar as apresentações utilizadas nesta reunião da Câmara Paulista para Inclusão através dos links abaixo:

A caracterização da Pessoa com Deficiência para fins de cota – Dr. José Carlos do Carmo: https://drive.google.com/open?id=0B9M4rklvFt27T1pMYzUzZHAwOTA

Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) – Mário César Battisti: https://drive.google.com/open?id=0B9M4rklvFt27MWlhY1JpbS1GRVk

Stela Masson, 18/11/2016