Cidades contam com programações para comemorar o Dia Nacional do Surdo

Publicado em: 26/09/2018


Nesta quarta-feira, 26, é comemorado o Dia Nacional do Surdo, data escolhida por ser a fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857. Para comemorar, diversas instituições e prefeituras do país prepararam programações especiais.

Em vídeo postado por Gabriel Isaac – isflocos -, é possível conhecer um pouco mais sobre a cultura surda. Assista pelo link:
https://youtu.be/efudeZSsMs8

O Sesc Madureira, no Rio de Janeiro, promove uma roda de conversa às 9h, sobre o mercado de trabalho para pessoas surdas. Em seguida, às 10h, ocorre uma palestra sobre a importância da Libras e, às 11h, uma oficina sobre expressão corporal e facial. Os três eventos acontecem na quarta-feira, 26.

No mesmo dia, em Maceió, o Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez (Cas) realiza uma oficina de Libras e, na quinta-feira, 27, também ocorre uma surdance, festa com música especial para pessoas surdas.

No domingo, 29, a cidade de Jaraguá do Sul, no estado de Santa Catarina, recebe uma passeata da Associação dos Surdos de Jaraguá do Sul (ASJS). O objetivo é chamar a atenção da população sobre o Setembro Azul, mês especial para a luta das pessoas surdas. A concentração será na praça Ângelo Piazera.

Na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, o Canoas Shopping decidiu montar uma programação especial com contações de histórias acessíveis entre os dias 21 e 30 deste mês. Além disso, uma biblioteca aberta foi montada com livros com audiodescrição e textos em Braille.

Ao longo desta semana, a cidade de Montes Claros, em Minas Gerais, recebe o Congresso Norte Mineiro do Surdo, que tem como tema “O Tradutor e Intérprete de Libras/Português e as Diversas Vertentes Profissionais”. O evento ocorre até domingo, 29, com apresentações de trabalhos acadêmicos acerca da temática.

Sobre a data

O Dia Nacional do Surdo foi instituído pela Lei nº 11.796/2008 e integra o chamado “Setembro Azul”, mês que também conta com o Dia Internacional do Surdo (30) e o Dia Internacional da Valorização da Libras (10).

Outras datas

No dia 24 de abril é celebrado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais – Libras, oficializado pela Lei Nº 13.055 em 22 de dezembro de 2014, a data comemorativa foi prevista no projeto de lei (PL 6.428/09) de autoria do deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG). O dia 24 de abril foi escolhido porque é a data da publicação da Lei 10.436/02, que trata da Língua Brasileira de Sinais – Libras. O projeto de Lei atendeu a reivindicação da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), instituição dedicada à causa das pessoas surdas do Brasil, como parte da luta pelo reconhecimento e definitiva implantação da Libras.

A Libras foi reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil pela lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002, ela reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras e outros recursos de expressão a ela associados, é uma língua de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Leia a noticia no link: http://www.newsrondonia.com.br/…/24+de+abril+dia+naci…/55929

 

Voltar para Notícias