Comitê de Inclusão da Paraíba disponibiliza manuais e estudos para promover a inclusão
Publicado em: 26/09/2018
O Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibiliza, em seu website, uma lista de manuais e guias de orientação para contribuir com a inclusão de pessoas com diferentes tipos de deficiência ou transtornos psicossociais. As publicações são dirigidas para as pessoas com deficiência, profissionais de apoio e professores.
O Comitê mantém quatro grupos de trabalho sobre as acessibilidades: Arquitetônica, Comunicacional, Atitudinal e Pedagógica. Conheça mais sobre o CIA no link: http://www.ufpb.br/cia/contents/menu/apresentacao.
Lista dos Guias e Manuais:
Orientações sobre Pessoas com deficiência física: estratégias de inclusão
Orientações acerca da Deficiência Auditiva Parcial
Orientações sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Orientações aos docentes de estudantes com deficiência intelectual
Deficiência Auditiva Total: Orientações aos Docentes
Guia de Manutenção de Cadeira de Rodas
Orientações para Apoiadores Deficiência Visual – Cegueira.pdf
Apresentação – Paralisia Cerebral.pdf
Orientações para Apoiador do Estudante com Deficiência Intelectual.pdf
Orientações aos apoiadores sobre Deficiência auditiva parcial.pdf
Livro Audiodescrição-práticas-e-reflexões.pdf
CARTILHA DE ORIENTAÇÃO PARA APOIADORES.pdf
Transtorno do Espectro Autista – Orientações aos apoiadores.pdf
Jogos eletrônicos na perspectiva da avaliação interativa ferramenta de aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual.pdf — ABNT NBR9050 Edição 2015.pdf
Tcc A IMPORTÂNCIA DO ALUNO APOIADOR NA INCLUSÃO DE ALUNOS.pdf
Material de Apoio para Docentes de pessoas com deficiência visual.pdf
Livro Pesquisas em Educação Inclusiva.pdf
Atendimento Educacional Especializado para pessoas com Deficiência Intelectual.pdf
O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO SUPERIOR_ entre a utopia e a realidade.pdf
A CONSOLIDAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL 2003 A 2016.pdf
Questionário Sócio Econômico para Participação no Processo Seletivo de Apoiador.PDF
Resolução nº9 do CONSUNI 2016 Regimento Interno co CIA.pdf
EPILEPSIA Orientações para apoiadores.pdf
A inclusão do Estudante com deficiência intelectual no ensino superior.pdf
Orientações para Pais de Crianças Autistas CIA UFPB.pdf
Artigo INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA.pdf —
TECNOLOGIA COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.pdf
Análise Cooperativa em contextos de sala de aula experiência com deficiência intelectual.pdf
INGRESSO PERMANÊNCIA E COMPETÊNCIA REALIDADE POSSÍVEL PARA ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.pdf
Políticas afirmativas para a inclusão.pdf
Letramento de pessoas com deficiência intelectual análise da produção teórica 2005 à 2015.pdf
A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A REALIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA.pdf
Contribuição da prática de xadrez no desenvolvimento do estudante com deficiência intelectual.pdf
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.pdf
Dialogismo e impedimentos cognitivos reflexões sobre a comunicação entre adulto e estudantes com deficiência intelectual.pdf
APRESENTAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO SETOR BRAILLE DA.pdf
Contrato do Programa Aluno Apoiador dos Campi I e IV 2017.2