Dia Mundial do Orgulho Autista

Publicado em: 18/06/2022

círculo azul com as informações: 18 de junho dia mundial do orgulho autista. abaixo, ilustração do símbolo do infinito nas cores do infinito. no canto inferior direito está o logo da Câmara Paulista.

No dia 18/06 é comemorado o Dia do Orgulho Autista, criado em 2005 pela organização norte-americana Aspies for Freedom, com o objetivo de informar a sociedade sobre o assunto e quebrar os tabus que o envolvem. Popular também no Brasil, conta com a adesão do Senado Federal, por meio de um projeto de lei aprovado pelo Senado (PL 3.391/2020) que cria, na mesma data, o Dia Nacional do Orgulho Autista. O texto, do senador Romário (Podemos-RJ), foi aprovado em 2020 e está em análise na Câmara dos Deputados.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos; dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Estima-se que no Brasil há 2 milhões de pessoas com TEA, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), porém esse número é incerto e requer atualização. Em 2019, foi sancionada a Lei 13.861 que obriga a fazer o levantamento sobre o autismo no censo populacional, sendo ele decidido pela Presidência da República após insistência de diversos movimentos favoráveis aos direitos das pessoas autistas.