Estudantes de ensino fundamental e médio de escola pública produzem filmes sobre inclusão

Publicado em: 21/12/2016

Com o objetivo de romper preconceitos diante das diferenças e estimular o diálogo sobre a inclusão de alunos com deficiência dentro das escolas, nasceu o projeto “Inclusão na Tela: o olhar dos estudantes”. A escola é o primeiro espaço social que preparação crianças e adolescentes para sua autonomia, e consequentemente, para o trabalho no futuro. Para os alunos com deficiência, a inclusão representa as primeiras conquistas dentro da sociedade.

Assim como todos os adolescentes, os que têm deficiência também sonham em trabalhar e ajudar suas famílias, e esse sonho começa na escola. A convite da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), seis equipes da Imprensa Jovem – programa da Prefeitura de São Paulo que funciona como agência de notícias (formada por estudantes das escolas municipais de Ensino Infantil e Fundamental), produziram curtas que trazem à tona o debate sobre o tema da inclusão, além de outros, como o dos refugiados e a saudade do país distante.

As escolas e os vídeos participantes, são:

(00:22) EMEF Duque de Caxias – “Saudades de lá”
(07:13) EMEF Arlindo Caetano – “Otávio”
(12:07) EMEF Júlio Marcondes Salgado – “O Essencial da Vida”
(19:02) EMEF Leonor Mendes de Barros – “Diálogos”
(24:41) EMEF Vila Munck – “Um dia com William”
(27:55) EMEF Marili Dias – “A Construção da Identidade”
(36:11) EMEF Laerte Ramos – “A Caminhada de Renan”
(43:52) EMEBS Madre Lucie Bray – “ Viva Meliés”

Clique no play e assista:

Por Stela Masson, 20/12/2016