Estudantes e servidores municipais com deficiência recebem equipamentos de Tecnologia Assistiva

banner ao fundo com informações do Programa Tecnologia Assistiva para Servidores Municipais e da peça Ícaro. Sobre a mesa, alguns equipamentos de tecnologia assistiva.
Crédito: Priscila Fonseca e Eduardo Jurado

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo visa ampliar e fortalecer a inclusão nas salas de aulas e locais de trabalho

Por Priscila Fonseca e Ciça Cordeiro

Segundo estimativas do IBGE, existem aproximadamente 1 milhão de pessoas com deficiência no município de São Paulo. Pensando em ampliar e fortalecer a inclusão na rede municipal de ensino, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), entregou equipamentos de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência da rede municipal de ensino. O mesmo será feito para os servidores públicos da prefeitura, incluindo secretarias e empresas estatais, em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão (SG).

A entrega para os alunos foi realizada na quinta-feira (28), às 15h, no CEU Jaguaré, localizado à Av. Kenkiti Simomoto, 80.

“Estamos trabalhando para ampliar e qualificar cada dia mais o atendimento de pessoas com deficiência em todos os espaços públicos municipais. Na educação, a contratação de mais 300 estagiários para salas de aulas e o uso de tecnologia assistiva, como as que estão sendo distribuídas hoje, trarão maior independência para os nossos estudantes”, afirma o Secretário de Educação Bruno Caetano.

Os funcionários públicos receberam os equipamentos nesta terça-feira, 3, comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, no CCSP – Centro Cultural São Paulo. Após a entrega, teve uma  apresentação do espetáculo teatral “Ícaro”, um monólogo formado por depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes, construído a partir da visão, experiências e percepções sobre a deficiência do autor e ator Luciano Mallmann, que também se tornou um lesado medular ao sofrer um acidente.

Ainda para comemorar a data, o Centro Cultural São Paulo – CCSP também terá a exposição fotográfica, até 23 de dezembro, realizada pela SMPED, o Femina Aurea, que, com fotos em preto e branco, retrata a beleza de mulheres com deficiência, cujas imagens propõem novos estereótipos em relação à estética social vigente. Uma das fotos acaba de ser premiada no concurso “Together for Inclusion”, como uma das dez mais lindas e inclusivas fotografias do mundo!

“Realizamos uma pesquisa com servidores municipais para entendermos as necessidades de cada um. Assim, podemos oferecer as ferramentas necessárias para que cada servidor possa executar suas atividades, promovendo melhorias expressivas que refletem no trabalho de todos: mais inclusão, agilidade e qualidade na execução das tarefas do dia-a-dia”, explica a Secretária de Gestão, Malde Vilas Bôas.

“Fornecendo o que necessitam em termos de tecnologia assistiva, minimizamos suas limitações e potencializamos suas habilidades, otimizando o processo de aprendizado, por um lado, e a performance no trabalho, no caso dos servidores”, declara Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

Equipes das Secretarias envolvidas avaliaram individualmente alunos e funcionários, prescrevendo para cada um, as ajudas técnicas específicas para romper com as barreiras físicas e tecnológicas enfrentadas e garantir oportunidades em equidade com aqueles estudantes e servidores sem deficiências.

Foram entregues cerca de 1.080 equipamentos para 428 estudantes, dentre eles, destacamos: jogos educativos acessíveis ou adaptados, cadernos de pautas ampliadas, mesas táteis, ampliadores portáteis, tablets, mesas escolares de regulagem, bengalas de alumínio dobrável, adaptadores para escrita, cadeirões de posicionamento, entre outros, que contribuirão com o ensino. Quanto aos servidores, serão, inicialmente, 200 pessoas beneficiadas, que receberão equipamentos como: cadeiras ergonômicas, digitalizadores, mouses, lupas, entre outros materiais.

Fonte: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/noticias/?p=288804

Voltar para Notícias