Ethos e Reis criam Guia Temático para Inclusão da Pessoa com Deficiência

Participantes do lançamento do Guia Temático para Inclusão da Pessoa com Deficiência, resultado da parceria entre o Ethos e a REIS

Publicado em: 23/11/2016


Nesta sexta, dia 25 de novembro, no auditório da Serasa Experian, o Instituto Ethos e a Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), entidade que desde maio de 2012 promove a inclusão de pessoas com deficiência  no mercado de trabalho, divulgaram a criação conjunta do Guia Temático para Inclusão da Pessoa com Deficiência, que visa melhorar a gestão da diversidade.

Na abertura do encontro, Eliane Ranieri, integrante do grupo diretor pela IBM, resgatou a história da Rede e o quanto este momento representa a maturidade deste movimento colaborativo. “Entramos em uma nova fase, a da mensuração e mais profissionalismo na gestão da inclusão”, disse ela.

O diretor executivo do Instituto Ethos, Caio Magri, apresentou em detalhes o cronograma de atividades e convidou as empresas interessadas a participarem como apoiadoras deste projeto. “As empresas que já estão na REIS certamente estarão em estágio bastante avançado de gestão da inclusão, e este guia oferecerá um caminho seguro para todas as que querem dar seus primeiros passos ou aprimorar seu trabalho neste sentido”, lembrou ele. Todo o trabalho de construção do guia será feito com a metodologia dos Indicadores Ethos.

A REIS conta com mais de 100 empresas, sendo 12 do seu grupo diretor. Desde sua fundação, já realizou 25 grandes encontros abertos sobre diferentes temas que envolvem a inclusão da pessoa com deficiência no trabalho, elaborou publicações e disponibiliza um site informativo com referências sobre o assunto.

O Instituto Ethos, por sua vez,  em sua última Conferência 360º realizada em setembro deste ano,   tratou das barreiras e dificuldades das empresas em promover a inclusão de pessoas com deficiência, no painel Gestão da Inclusão de Pessoas com Deficiência.Os guias temáticos são organizados a partir de um recorte do questionário dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis: considera-se o tema proposto para a seleção de indicadores do questionário e se acrescentam novos indicadores para aprofundar o tema, mantendo-se a mesma estrutura de dimensões.

O Guia Temático para Inclusão de Pessoas com Deficiência

A elaboração do Guia Ethos com este recorte específico reforça a aproximação com os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pela REIS, que em 2015  lançou os  ‘Indicadores REIS de Inclusão Social’, aplicados de outubro a dezembro daquele ano, e respondido por 27 empresas que já atuam com boas práticas na inclusão de profissionais com deficiência. A experiência dessas empresas serão inputs para o novo Guia Temático dos Indicadores Ethos, a ser elaborado com envolvimento das empresas que participam da REIS, destacando suas boas práticas no ambiente empresarial.

“O Guia Temático será também nosso referencial para monitorar as ações das empresas que aderiram ao Pacto pela Inclusão, em outubro deste ano. Assim como os demais projetos já realizados pela REIS, o Guia também será construído por meio de trabalho colaborativo, em etapas bem definidas. Iniciamos agora o processo de divulgação e de adesão das empresas e, em menos de um mês já temos 30% dos recursos arrecadados” comemora Ivone Santana, integrante do grupo diretor e do GR Indicadores da REIS e do GT de Direitos Humanos e da Rede de Consultores Ethos.

Sobre a Rede Empresarial de Inclusão

Em 2 maio de 2012, no 26º FÓRUM DE EMPREGABILIDADE SERASA EXPERIAN, com a participação de mais de 60 empresas e da Organização Mundial do Trabalho (OIT), foi lançada a ideia da criação de uma rede nacional de empregadores de pessoas com deficiência. Devido às políticas e práticas de Inclusão Social e de Diversidade serem importantes pontos de atenção para os participantes do Fórum, além de parte significativa do dia a dia das empresas e das cidades brasileiras, algumas das empresas participantes se voluntariaram a integrar a iniciativa de criação da REIS.

As empresas Accenture, Ernst & Young Terco, Dow, Gtcon, GPA, IBM Brasil, Magazine Luiza, JLL, Natura, Raia Drogasil, Serasa Experian e TozziniFreire Advogados, se engajaram nesse objetivo que culminou na fundação da Rede Empresarial de Inclusão Social. Esse grupo inicial de empresas hoje compõe o Grupo Diretor da Rede Empresarial, chancelada e reconhecida pela Organização Mundial do Trabalho.

Além das 12 empresas que compões o Grupo Diretor há atualmente mais de 100 empresas integrantes da Rede Empresarial. As organizações do Terceiro Setor e as autarquias governamentais também participam como convidados dos encontros  que visam abarcar o máximo de segmentos com vistas ao cumprimento de sua importante missão.

Fonte: Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS)

Leia mais: http://www.businessanddisability.org/index.php/en/news-and-events/featured-initiatives/449-large-companies-in-brazil-sign-pact-for-inclusion-of-people-with-disabilities-in-the-labor-market

Leia mais: http://www3.ethos.org.br/cedoc/ethos-participa-de-encontro-da-rede-empresarial-de-inclusao-social/#.WDcrJdLhDIU?platform=hootsuite

Stela Masson, 23/11/2016, atualizado em 28/11/2016

Voltar para Notícias