Funcionários do Aeroporto de Aberdeen, na Escócia, têm conduta inclusiva para família com filhos autistas

Publicado em: 27/07/2017

Crianças autistas podem ser extremamente sensíveis a sons e luzes intensas. Por isso, não é de surpreender que viajar de avião seja um grande desafio para muitas delas.  Kris Cruickshank, pai de dois meninos de 4 e 6 anos, sabe muito bem disso. Seus dois filhos estão no espectro autista, e o mais velho, que ainda não fala, costuma ficar muito desconfortável em ambientes públicos. A experiência que teve ao tentar embarcar com os meninos e a esposa no aeroporto de Aberdeen, na Escócia, motivou Kris a escrever um texto que rapidamente viralizou na internet, depois de ter sido publicada na página Love What Matters, no Facebook.

Apesar de saber das dificuldades que aeroportos representam, Kris e a família atualmente vivem na Noruega e precisam viajar de avião para matar as saudades dos parentes escoceses.

No começo deste mês mês, quando estavam no aeroporto, o filho mais velho de Kris demonstrou inquietação e a situação piorou rapidamente quando a família chegou perto das máquinas de raio-x. “Conforme nos aproximamos da esteira, ele não estava mais conseguindo lidar com aquilo e teve um colapso muito intenso”, escreveu Kris. “Eu e minha esposa tentamos acalmá-lo e impedir que machucasse a si mesmo enquanto ficávamos de olho no caçula e colocávamos nossas malas na máquina”.

Kris afirma ter pedido desculpas à funcionária responsável pela segurança, pois sabia que estava atrapalhando a fila inteira, e explicou que o filho era autista. A resposta dela o surpreendeu. “Ela pediu aos colegas para pararem as esteiras por alguns instantes para que não houvesse mais barulho e chamou funcionários para nos ajudar”, escreveu.

Os funcionários do aeroporto conduziram a esposa e o filho mais velho pelo detector de metais e os levaram a um quarto silencioso, onde o menino poderia se acalmar. Outra equipe começou a distrair o filho mais novo e ajudou o escocês com as malas.

“Nosso filho mais velho se acalmou depois de 5 minutos e foi como se nada tivesse acontecido. Típico”, conta. A família então decidiu almoçar e quando chegou a hora do voo foram os primeiros a embarcar. “As crianças ficaram confortáveis e o mais velho adormeceu pouco depois da decolagem”, escreveu Kris, agradecendo a atenção e a sensibilidade da equipe do aeroporto de Aberdeen. “Sem eles, não teríamos conseguido embarcar naquele dia!”.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Curiosidades/noticia/2017/07/familia-tenta-embarcar-em-aviao-com-dois-filhos-autistas-e-e-surpreendida-por-atitude-de-funcionarios.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=compartilharDesktop

Por Stela Masson, 27/07/2017