Instituto Ethos e REIS desenvolvem Guia Temático para auxiliar empresas na inclusão de pessoas com deficiência

Publicado em: 06/12/2017

Para auxiliar as empresas a alcançarem um ambiente corporativo mais plural e diverso, uma parceria do Instituto Ethos com a Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), composta por mais de 100 empresas, ONGs e instituições públicas, irá lançar em 2018 o Guia Temático: Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Como parte da elaboração do Guia, no dia 1º de dezembro aconteceu um Workshop, com representantes do Instituto Ethos, da Rede Empresarial de Inclusão Social, da Câmara Paulista para Inclusão e do Ministério do Trabalho (foto).

O Guia Temático é uma ferramenta de diagnóstico, planejamento e gestão, com orientações para as empresas evoluírem em suas práticas e na gestão da diversidade. O guia específico para inclusão dos profissionais com deficiência quer mudar a realidade do mercado de trabalho. Segundo o Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas, as pessoas com deficiência ocupam 2% do quadro de funcionários, 0,64% do quadro executivo e apenas 0,41% das funções gerenciais.

“A inclusão de pessoas com deficiência nas empresas é um processo que precisa ser pensado além da Lei de Cotas, de um mero cumprimento da lei para evitar punições. Deve ser pensada como uma forma de aprendizado, de inclusão e de promoção da diversidade nos ambientes de trabalho, resultando em mais oportunidades tanto para pessoas com deficiência quanto para as empresas”, avalia o diretor-presidente do Instituto Ethos, Caio Magri.

“Para nós da Rede Empresarial de Inclusão Social, a parceria com o Instituto Ethos na construção do Guia Temático representa um marco para que a inclusão seja, de fato, incorporada na cultura organizacional das empresas”, analisa Eliane Raniere, do grupo diretor da REIS.

Sobre os Indicadores Ethos

Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão para a incorporação da sustentabilidade e da responsabilidade social empresarial (RSE) nas estratégias e práticas de negócio. A fim de viabilizar Indicadores com recortes específicos para determinadas áreas, o Ethos tem evoluído na criação de Guias Temáticos.

Os guias temáticos são organizados a partir de um recorte do questionário dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis, considerando o tema proposto para a seleção de indicadores do questionário e  acrescentando novos indicadores para aprofundar o tema. Atualmente estão disponíveis os seguintes Guias Temáticos:  Integridade, Prevenção e Combate à CorrupçãoIndicadores Ethos-MM360 Para Promoção da Equidade de Gênero. Indicadores Ethos-CEERT – Guia Temático: Promoção da Equidade Racial,  Indicadores Ethos – Guia Temático: Mudança do Clima e Indicadores Ethos para Aprendizagem e Combate ao Trabalho Infantil.

A proposta é que o Guia Temático: Indicadores Ethos-REIS para a Inclusão da Pessoa com Deficiência permita:

• Análises comparativas entre as empresas respondentes;
  • Inspiração para planejar novas ações;
  • Acesso a boas práticas;
  • Visibilidade e suas práticas;
  • Monitoramento dos compromissos assumidos no Pacto pela Inclusão de PcDs da REIS.

Esse processo conta com o patrocínio de IBM e apoio de Raia Drogasil e Serasa; EY, JLL, Natura e TozziniFreire.

Sobre a Rede Empresarial de Inclusão Social – REIS

Em 2 maio de 2012, no 26º Fórum de Empregabilidade Serasa Experian, e com a participação de mais de 60 empresas e da Organização Mundial do Trabalho (OIT), foi lançada a ideia da criação de uma rede nacional de empregadores de pessoas com deficiência, tendo como base a rede mundial já existente na época, com o mesmo objetivo. Como as políticas e práticas de inclusão social e de diversidade são importantes pontos de atenção para os participantes, algumas das empresas se voluntariaram a criar a Rede. No mesmo dia formou-se o grupo diretor com representantes das empresas Accenture, EY, Gtcon, GPA, IBM Brasil, Magazine Luiza, JLL, Natura, Raia Drogasil, Serasa Experian e TozziniFreire Advogados. Atualmente o grupo diretor conta também com as empresas Microsoft e Sodexo.

Em sua missão de propagar as boas práticas de inclusão de pessoas com deficiência nas empresas, a REIS oferece publicações para públicos específicos, como o Manual para Médicos e Técnicos de Segurança do Trabalho e o Manual para RH. Em 2016 a REIS lançou o Pacto pela Inclusão, assinado pela alta liderança de empresas. Realiza ainda encontros temáticos bimestrais.

Além das 14 empresas parte do grupo diretor há atualmente cerca de 100 empresas integrantes da Rede Empresarial. O grupo é citado em publicações da OIT como referência em trabalho empresarial em rede colaborativa, devido às suas realizações. A cada bimestre são realizados encontros abertos para todas as empresas da Rede.

As organizações do Terceiro Setor e as autarquias governamentais também participam como convidados dos encontros, que visam abarcar o máximo de segmentos, com vistas ao cumprimento de sua importante missão de propagar boas práticas de inclusão no trabalho por meio da soma e união das diferentes iniciativas da sociedade. A rede disponibiliza ainda o site www.redeempresarialdeinclusao.com.br e manuais para implantação de boas práticas.

Entre os dias 5 de dezembro e 19 de janeiro acontece uma Consulta Pública para que interessados opinem e, se você também quer empresas mais inclusivas, participe agora, respondendo ao questionário:

Fonte: Ethos-Reis

Por Stela Masson, 6-12-2017