Livro aborda direitos no trabalho para mulheres com e sem deficiência

Capa de livro Direitos Humanos no Trabalho pela Perspectiva da mulher, que mostra imagens de mulheres pintadas por Di Cavalcanti
Capa de livro Direitos Humanos no Trabalho pela Perspectiva da mulher, que mostra imagens de mulheres pintadas por Di Cavalcanti

Publicado em: 03/04/2019


Vinte e sete profissionais, mulheres que atuaram ou atuam em diferentes unidades brasileiras do Ministério Público, debruçaram-se e compartilharam as suas experiências sobre a temática de gênero. O resultado, o livro O mundo dos direitos e do trabalho sob a perspectiva da mulher. Uma obra de referência da luta pela igualdade e oportunidades da mulher brasileira.

Abrangente, o livro editado pela RTM inclui não apenas o emprego, destinado a produzir bens e serviços, mas o conceito do trabalho. A intenção, de acordo com as autoras, é “dar visibilidade e voz à mulher brasileira ou residente no Brasil diante do desafio de construir sua emancipação por meio do trabalho”. Inclusive a luta da Mulher com Deficiência em sua busca por espaço no trabalho e sociedade.

As organizadoras, Adriane Reis de Araújo, Andrea Lino Lopes, Maria Aparecida Gugel e Renata Coelho, tiveram o cuidado de incluir textos que “abordam as barreiras sociais e jurídicas que emergem na trajetória emancipatória da mulher” que vive na sociedade contemporânea. Na capa, um símbolo da luta pela emancipação feminina: a reprodução da tela Mulheres Protestando, pintado por Di Cavalcanti, em 1945.

A violência de gênero está contida nas análises das autoras, seja ela resultante da divisão sexual no trabalho e tarefas domésticas como nas diferentes formas de violência que as mulheres enfrentam na sua rotina: gênero e doméstica, preconceitos e estereótipos. O livro ilustra a temática através da descrição e análise crítica das respostas da estrutura da Justiça nacional e Políticas Públicas no enfrentamento cotidiano das questões enfrentadas pelas cidadãs brasileiras.

Texto: Adriana do Amaral

Voltar para Notícias