Livro aborda direitos no trabalho para mulheres com e sem deficiência

Publicado em: 03/04/2019


Vinte e sete profissionais, mulheres que atuaram ou atuam em diferentes unidades brasileiras do Ministério Público, debruçaram-se e compartilharam as suas experiências sobre a temática de gênero. O resultado, o livro O mundo dos direitos e do trabalho sob a perspectiva da mulher. Uma obra de referência da luta pela igualdade e oportunidades da mulher brasileira.

Abrangente, o livro editado pela RTM inclui não apenas o emprego, destinado a produzir bens e serviços, mas o conceito do trabalho. A intenção, de acordo com as autoras, é “dar visibilidade e voz à mulher brasileira ou residente no Brasil diante do desafio de construir sua emancipação por meio do trabalho”. Inclusive a luta da Mulher com Deficiência em sua busca por espaço no trabalho e sociedade.

As organizadoras, Adriane Reis de Araújo, Andrea Lino Lopes, Maria Aparecida Gugel e Renata Coelho, tiveram o cuidado de incluir textos que “abordam as barreiras sociais e jurídicas que emergem na trajetória emancipatória da mulher” que vive na sociedade contemporânea. Na capa, um símbolo da luta pela emancipação feminina: a reprodução da tela Mulheres Protestando, pintado por Di Cavalcanti, em 1945.

A violência de gênero está contida nas análises das autoras, seja ela resultante da divisão sexual no trabalho e tarefas domésticas como nas diferentes formas de violência que as mulheres enfrentam na sua rotina: gênero e doméstica, preconceitos e estereótipos. O livro ilustra a temática através da descrição e análise crítica das respostas da estrutura da Justiça nacional e Políticas Públicas no enfrentamento cotidiano das questões enfrentadas pelas cidadãs brasileiras.

Texto: Adriana do Amaral

Voltar para Notícias