Viver Sem Limites é tema de vídeocast do Governo Federal que investirá 6 bilhões de reais em acessibilidade

Publicado em: 21/03/2024


Assista ao 5º episódio do videocast “Me Conta, Brasil” produzido pela Secom, que reúne mais informações sobre o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência; programa aborda preconceito enfrentado na sociedade: https://www.youtube.com/watch?v=KxDaAxi9TZU

Fonte: https://www.gov.br/secom

Na primeira entrevista de emprego como uma pessoa com deficiência, eu ouvi que não era capacitada para a vaga de emprego porque minha deficiência era grave. Eles não olharam meu currículo, só olharam minha cadeira de rodas”. Agna Alves da Cruz, atleta paralímpica de 41 anos, viveu esse preconceito. Após perder o movimento das pernas, a baiana precisou se reinventar no esporte para conseguir sobreviver.

“Graças a Deus eu conheci o esporte paralímpico. No Brasil, eu estou em 2º lugar no arremesso de peso, e fico muito feliz de representar nosso país e poder servir de inspiração para outras mulheres”, expressou. O relato integra o 5º episódio do videocast “Me Conta, Brasil”, criado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República e disponível nas redes sociais a partir desta quinta-feira, 21 de março.

O episódio também detalha o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Novo Viver Sem Limite. Lançada no final do ano passado, a iniciativa prevê o investimento de R$ 6,5 bilhões nos próximos anos, com cerca de 100 ações previstas para garantir dignidade, promover direitos e ampliar acessos.

O Novo Viver Sem Limite conta com a participação direta de dez ministérios e mobiliza outros 17 órgãos públicos com o objetivo de promover os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais das pessoas com deficiência e de suas famílias por intermédio do enfrentamento às barreiras que as impedem de exercer a plena cidadania.

Em forma de bate-papo, o videocast traz gestores de diversos ministérios e autarquias federais para explicar as políticas do Governo Federal para a população. No quinto bate-papo, os convidados foram Anna Paula Feminella, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e Arthur Medeiros, coordenador de Saúde da Pessoa com Deficiência.

Juntos, os agentes públicos explicaram os principais desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência (PcD), as lacunas que as políticas públicas precisam preencher para essa parcela da população, a falta de acessibilidade e discutiram ainda o preconceito enraizado na sociedade e em boa parte das instituições.

“A ação mais urgente é o enfrentamento à violência e ao capacitismo, que está muito banalizado na nossa sociedade e nas instituições. Assim como a Agna falou, é comum que na vivência das pessoas com deficiência venha o preconceito antes do indivíduo”, destacou Anna Paula.

O coordenador de Saúde reiterou a fala de Anna Paula ao pontuar que são inúmeras as barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam no cotidiano. “Uma delas é a barreira arquitetônica, a gente não tem uma porta acessível, a gente não tem uma rampa. Mas a gente tem uma extremamente impactante que é a barreira atitudinal, que é quando um profissional não sabe conversar, não sabe atender adequadamente a pessoa com deficiência. Uma das ações do Ministério da Saúde é promover a qualificação desses profissionais”, explicou Arthur.

O assessor parlamentar e fotógrafo Luciano Campos participou do “Me Conta, Brasil” e perguntou o que o “Viver Sem Limite” tem a oferecer dentro do aspecto cultural do plano. “Eu costumo dizer que eu só não enxergo através dos olhos. Todos os meus outros sentidos enxergam. Eu vejo através dos cheiros que eu sinto, dos sons que eu ouço, dos carros que passam, o vento batendo no meu rosto e da memória. O que o plano tem a me oferecer no sentido de promover a minha cidadania e o meu protagonismo na busca de um ser completo? A gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão e arte”.

Anna Paula respondeu que o Ministério da Cultura tem diversas ações, como a realização de dez cursos de qualificação em acessibilidade cultural com base comunitária, a criação de cinco pontos de cultura sob a temática de acessibilidade e a formação de 500 especialistas em acessibilidade cultural. “É fascinante o que a gente pode fazer nessa agenda, tanto para garantir que a gente tenha uma cultura anticapacitista”, finalizou.

O QUE É – O Me Conta, Brasil é uma ferramenta para dialogar com a população e divulgar informações sobre os programas do Executivo que fazem a diferença na vida das pessoas. A ideia é que o videocast seja um espaço de bate-papo para explicar como as pessoas podem garantir os seus direitos e se beneficiar com as ações federais.

A cada apresentação, dois ou mais porta-vozes de diferentes ministérios devem participar do diálogo. “É nosso novo canal de comunicação. Queremos detalhar a relevância de cada ação e mostrar como esses programas de saúde, educação, segurança e moradia transformam a vida”, afirmou o ministro da Secom, Paulo Pimenta.Categoria

Comunicação Pública

Voltar para Notícias