“O papel do MPT e da Coordigualdade”: assista ao evento virtual que deu início às comemorações pelos 30 anos da Lei de Cotas

Publicado em: 06/05/2021

Entrevista com a Dra Adriane Reis de Araújo, coordenadora do Coordigualdade, esclarece questões fundamentais sobre a lei de cotas e práticas para a inclusão no mercado de trabalho.

Por Fátima El Kadri

Como diferenciar inclusão de discriminação no mercado de trabalho? Como as organizações podem trabalhar para efetuar a inclusão na prática? Como ocorre o pagamento da multa pelo descumprimento da legislação? Essas e muitas outras questões foram abordadas no encontro virtual: O papel do MPT e da Coordigualdade, ocorrido no dia 03/05.

No evento, organizado pela Ame e pela Câmara Paulista de Inclusão, foi feita uma entrevista com a Dra. Adriane Reis de Araújo, procuradora do MPT e coordenadora nacional do Coordigualdade, em que os participantes tiveram a oportunidade de debater soluções para aumentar a inclusão e a diversidade no mercado de trabalho, bem como as boas práticas e os obstáculos que ainda são encontrados, tanto pelas empresas quanto pela fiscalização da Lei de Cotas e entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Também foram discutidas as vantagens e desvantagens do teletrabalho, que, além de dificultar a fiscalização da lei, reduz o convívio social e a possibilidade de ascensão na carreira, podendo prejudicar a saúde emocional dos trabalhadores.

O debate contou com a participação de vários profissionais e representantes de entidades de defesa dos direitos da pessoa com deficiência: Djalma Scartezini (EY), Marco Antonio Pellegrini (AME), Marcelo Panico (Fundação Dorina Nowill), Flavio Gonzalez (Instituto Jô Clemente), Maria Inês Vieira (DERDIC) e Paulo Vieira (Liderança da Comunidade Surda). A mediação foi feita pelo Dr. José Carlos do Carmo, coordenador da Câmara Paulista de Inclusão.

Se você não conseguiu assistir ao encontro ao vivo, o vídeo está disponível no Facebook da Câmara e da Ame,  neste link.