OIT lança livro sobre o futuro do trabalho para a pessoa com deficiência

Publicado em: 26/03/2021


Com tradução de Romeu Sassaki, o livro “Tornando inclusivo o futuro do trabalho das pessoas com deficiência” já está disponível em formato digital, e o download é gratuito.

Acaba de ser lançada a versão em língua portuguesa do livro “Tornando inclusivo o futuro do trabalho das pessoas com deficiência”, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A tradução é do professor Romeu Sassaki, consultor e pesquisador do tema e a edição da Santa Causa, Boas Ideias & Projetos. O livro, que traz tendências, desafios e oportunidades para o futuro do trabalho inclusivo, é uma publicação conjunta da Fundação ONCE com a Rede Global de Empresas e Deficiência da OIT.

No contexto da pandemia e, principalmente, de um mundo em constante mudança, o Futuro do Trabalho é uma questão que vem chamando a atenção da sociedade. Quais são as tendências? Que tipo de profissional o mercado exigirá? Que habilidades serão valorizadas? Qual o impacto ambiental e social dessas mudanças? Essas são todas questões debatidas no livro, mas sob a perspectiva de um desafio principal: como garantir que o futuro do trabalho seja inclusivo, não deixando ninguém para trás, incluindo o bilhão de pessoas com deficiência que vivem em nosso planeta.

Segundo a OIT, o material pretende estimular esse primeiro exercício de conexão entre as diferentes áreas que precisam participar deste debate. O objetivo é mirar nas principais tendências do futuro do trabalho das pessoas com deficiência e buscar identificar ações necessárias para moldar esse futuro para que ele seja realmente inclusivo.

O conteúdo desenvolvido dentro da estrutura do Disability Hub Europe, projeto da Fundação ONCE e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, traz cases de empresas, orientações e sugestões para garantir um futuro do trabalho alinhado com os objetivos do desenvolvimento sustentável e, principalmente, que respeita e acolhe todas das pessoas, garantindo o direito ao trabalho.

O lançamento oficial do livro acontecerá no dia 06/04 (terça-feira), das 10h às 11h30, por meio de uma live com especialistas convidados, onde será debatido o tema “Futuro do Trabalho”, na perspectiva da inclusão profissional e do trabalho decente.

O livro, traduzido e publicado no Brasil pela Santa Causa Boas Ideias & Projetos, com permissão da OIT, está disponível em formato digital, para download gratuito em https://blogstacausa.com.br/ebooks/

São parceiros para divulgação e disseminação desse material as seguintes instituições: a Associação Nacional do Emprego Apoiado (Anea), o Espaço da Cidadania, o Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, da SRTb/SP, o Projeto Romeu Sassaki – Sociedade Inclusiva e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo – Programa Coexistir.

Voltar para Notícias