ONCB solicita Inclusão das Pessoas com Deficiência no grupo prioritário da vacinação contra Covid-19

mão segurando um pequeno frasci transparente com uma etiqueta escrito: covid 19

Fonte: ONCB

A Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) solicita a inclusão do segmento de pessoas com deficiência na condição de grupo prioritário para o plano de vacinação contra a Covid-19. Em 23 de março deste ano,  a entidade já havia publicado um manifesto reconhecendo particularidades cotidianas que colocam essa parcela da população em condições vulneráveis às situações de risco. O ofício foi enviado para diversas instâncias, como Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde.

Diversas instituições e organizações já expressaram sua preocupação em relação ao fato das pessoas com deficiência não serem incluídas nos protocolos de saúde contra a Covid-19. A Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 17 de março de 2020, lançou alerta mundial sobre o abandono das pessoas com deficiência durante a crise provocada pelo coronavírus.

A especialista Catalina Devandas, então Relatora Especial da ONU, destacou a responsabilidade do poder público com este segmento populacional por causa da discriminação estrutural enfrentada. A especialista Enfatizou que é fundamental estabelecer protocolos para emergências de saúde pública para garantir que pessoas com deficiência não sejam discriminadas no acesso à saúde, incluindo medidas que salvam vidas.

Confira neste link a íntegra da nota técnica da ONCB sobre Cobertura Vacinal da COVID-19.

Voltar para Notícias