ONU quer incentivar maior participação das pessoas com deficiência, especialmente mulheres, nas políticas e estratégias de inclusão

Publicado em: 31/12/2025


Em 2026, a ONU e seus parceiros globais concentrarão seus esforços no avanço da inclusão de pessoas com deficiência por meio de eventos importantes, que visam eliminar barreiras na política, no acesso e na vida cotidiana, com base nos compromissos assumidos em cúpulas anteriores para a plena participação.

O principal objetivo é garantir que as pessoas com deficiência sejam incluídas em todos os processos de desenvolvimento e tomada de decisão, incluindo a próxima Cúpula do Futuro, traduzindo os compromissos globais em ações práticas, abordando as barreiras sistêmicas na saúde, educação, emprego e resposta a crises.

O foco da ONU e parceiros para 2026 é direcionado em quatro eixos:

  1. Participação Política: O Relator Especial da ONU está preparando um relatório para março de 2026 sobre igualdade de participação nas eleições, buscando contribuições sobre barreiras e soluções.
  2. Inovação e Tecnologia: A #ZeroCon26 em Viena explorará acessibilidade, TIC e resposta a crises, conectando inovadores com investidores.
  3. Política e Estratégia: A UNESCO planeja adotar sua Estratégia de Inclusão de Pessoas com Deficiência (2026–2029) para integrar a inclusão em todos os seus programas.
  4. Mulheres e Meninas com Deficiência: A ONU Mulheres se concentrará no acesso à justiça em março de 2026, abordando a discriminação interseccional.

Principais Eventos e Datas Comemorativas:
Conferência do Projeto Zero (#ZeroCon26): 18 a 20 de fevereiro, Viena, com foco em inovação para a inclusão.
Divulgação da Estratégia de Inclusão da UNESCO para 2026-2029.
Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (IDPwD): 3 de dezembro, uma data comemorativa global da ONU.

Voltar para Notícias