Prefeitura lança Mapa da Rede dos serviços públicos acessíveis para Pessoas com Deficiência

Publicado em: 01/11/2018

Uma nova ferramenta de inclusão virtual está disponível no site da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). O Mapa da Rede da Pessoa com Deficiência visa orientar e facilitar a rotina das Pessoas com Deficiência para a utilização dos equipamentos públicos que garantem a acessibilidade na locomoção na Grande São Paulo. A indicação é geográfica, simplificando a busca.

De interface amigável, a partir da plataforma Google, o Mapa da Rede garante acesso “on line” ao informar os serviços acessíveis. As consultas e análises são orientadas através de sinalização colorida, facilitando a navegação.

O Mapa da Rede também fornece informações de contatos, endereços, atendimento através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), rampa de acesso entre outras. Aponta a relação com os diferentes tipos de deficiência, sempre que o serviço fizer esta distinção.

De acordo com a SMPED, nem todos os equipamentos estão completamente adaptados, porém apresentam “requisitos mínimos de acessibilidade”. A plataforma foi idealizada com o apoio da Comissão Permanente de Acessibilidade, vinculada à Secretaria

Para o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, o objetivo é inserir todos os locais da cidade que possuem acessibilidade, sejam eles privados ou públicos, garantindo o acesso à informação a partir de uma consulta rápida. “Nossa meta é que o mapa seja um estímulo aos comerciantes e demais equipamentos de incluírem a pessoa com deficiência”, afirmou, lembrando que o Mapa da Rede é aberto para contribuições (análise das sugestões) e estará em constante construção.

Confira o serviço no link:

Texto: Adriana do Amaral, com base em release da Prefeitura Municipal de São Paulo.