Prefeitura lança Mapa da Rede dos serviços públicos acessíveis para Pessoas com Deficiência

print do mapa de São Paulo com as marcações de pontos da rede de atendimento nas cores azul, laranja, vermelho e azul, cada uma simbolizando um tipo de serviço.

Uma nova ferramenta de inclusão virtual está disponível no site da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). O Mapa da Rede da Pessoa com Deficiência visa orientar e facilitar a rotina das Pessoas com Deficiência para a utilização dos equipamentos públicos que garantem a acessibilidade na locomoção na Grande São Paulo. A indicação é geográfica, simplificando a busca.

De interface amigável, a partir da plataforma Google, o Mapa da Rede garante acesso “on line” ao informar os serviços acessíveis. As consultas e análises são orientadas através de sinalização colorida, facilitando a navegação.

O Mapa da Rede também fornece informações de contatos, endereços, atendimento através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), rampa de acesso entre outras. Aponta a relação com os diferentes tipos de deficiência, sempre que o serviço fizer esta distinção.

De acordo com a SMPED, nem todos os equipamentos estão completamente adaptados, porém apresentam “requisitos mínimos de acessibilidade”. A plataforma foi idealizada com o apoio da Comissão Permanente de Acessibilidade, vinculada à Secretaria

Para o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, o objetivo é inserir todos os locais da cidade que possuem acessibilidade, sejam eles privados ou públicos, garantindo o acesso à informação a partir de uma consulta rápida. “Nossa meta é que o mapa seja um estímulo aos comerciantes e demais equipamentos de incluírem a pessoa com deficiência”, afirmou, lembrando que o Mapa da Rede é aberto para contribuições (análise das sugestões) e estará em constante construção.

Confira o serviço no link:

Texto: Adriana do Amaral, com base em release da Prefeitura Municipal de São Paulo.