Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência realiza seminário em comemoração ao seu 15º aniversário

Arte de divulgação. No plano de fundo, há uma foto do prédio do Memorial da Inclusão, na Barra Funda. Sobre a foto, à esquerda, há o texto: Seminário sobre Políticas Públicas para Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência. Abaixo, estão os símbolos de acessibilidade em Libras, audiodescrição e closed caption. No rodapé, estão as seguintes informações: 02 de abril: 8h30 - 03 de abril: 9h - Auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, à Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – portão 10 – Barra Funda, São Paulo – SP. À direita, há o logotipo: Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência.

Cronograma prevê dois dias de painéis sobre políticas públicas para pessoas com deficiência e show de encerramento com o grupo Paralamas do Sucesso
Por Lucas Borba

Em comemoração aos seus 15 anos de existência, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) realiza, nos dias 2 e 3 de abril, o Seminário sobre Políticas Públicas para Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência. O encontro será no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – portão 10 – Barra Funda).

O seminário tem como objetivos compartilhar as boas práticas (nacionais e internacionais) relacionadas à inclusão da população com deficiência, disseminar os princípios do Pacto Global sobre Cidades Inclusivas e Acessíveis, criar uma rede de parceiros comprometidos com a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência e comemorar os avanços da cidade de São Paulo, por meio da SMPED. O convite é aberto a representantes de capitais brasileiras, de cidades com secretarias equitativas e com conselhos e/ou boas práticas de políticas públicas inclusivas; organizações do terceiro setor; pessoas com deficiência; empresas privadas; profissionais da área; estudantes e demais interessados.

Para inscrições e mais informações, basta acessar o seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeTnkTFwZlK0jbwwB5Y-430rnWcGmjP3msL4ekgVymDaruLTg/viewform

Confira a programação preliminar.

SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA – 15 ANOS DA SMPED

02 de abril de 2020 (quinta-feira)

08h30 às 9h30 – Credenciamento

9h30 às 10h00 – Abertura oficial: Fala das autoridades

10h00 às 12h00 – Painel 1: Pacto Global sobre Cidades Inclusivas e Acessíveis
O objetivo deste painel é apresentar as políticas públicas da cidade de São Paulo, alinhadas aos princípios do Pacto Global sobre Cidades Inclusivas e Acessíveis e com os principais compromissos com a acessibilidade, desenho universal e a inclusão dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Nova Agenda Urbana, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e do Programa Cidade Amiga do Idoso, da Organização Mundial da Saúde (OMS).

12h00 às 13h30 – Intervalo (almoço)

13h30 às 15h30 – Painel 2: Acessibilidade e desenho universal
Apresentar e discutir as boas práticas de políticas públicas, os desafios e soluções, nacionais e internacionais, com foco na eliminação das barreiras arquitetônicas, urbanísticas, comunicacionais e tecnológicas.

15h30 às 16h00 – Intervalo

16h00 às 17h30 – Painel 3: Desafios da educação inclusiva
Apresentar e discutir as boas práticas de políticas públicas, os desafios e soluções, nacionais e internacionais, da educação inclusiva de nível básico, técnico e superior.

03 de abril de 2020 (sexta-feira)

9h00 às 11h00 – Saúde, reabilitação, trabalho e renda
Apresentar e discutir as boas práticas de políticas públicas, os desafios e soluções, nacionais e internacionais, na área da saúde, reabilitação, emprego, trabalho e renda, observando a realidade de cada território e as especificidades da população com deficiência.

11h00 às 12h30 – Painel 5: Transporte e mobilidade urbana
Apresentar e discutir as boas práticas de políticas públicas, os desafios e soluções, nacionais e internacionais, relacionadas ao transporte público e privado e à mobilidade urbana, levando em consideração as especificidades de cada cidade e dos diferentes tipos de deficiência.

12h30 às 14h00 – Intervalo (almoço)

14h00 às 16h00 – Painel 6: Políticas públicas em cultura, turismo, esporte e lazer
Apresentar e discutir as boas práticas de políticas públicas, os desafios e soluções, nacionais e internacionais, relacionadas à cultura, turismo, esporte e lazer da população com deficiência.

16h00 às 16h30 – Intervalo

16h30 às 17h30 – Painel 7: Encerramento
Wrap-up dos temas apresentados e assinatura do documento (Pacto Global e/ou Carta de São Paulo), cujo objetivo será ajudar as cidades a entender os desafios enfrentados pelas pessoas com diferentes tipos de deficiências e compartilhar suas experiências, fortalecendo assim o processo de inclusão e garantia dos direitos humanos das pessoas com deficiência.

18h00 às 21h00 – Homenagens e show de encerramento
Homenagem aos ex-Secretários Municipais da Pessoa com Deficiência, membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, entre outras personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de políticas públicas para pessoas com deficiência na cidade de São Paulo, durante os 15 anos da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Show com o grupo Paralamas do Sucesso.