SINICESP lança livro sobre inclusão de trabalhadores com deficiência no setor da construção pesada paulista

Publicado em: 27/05/2018

No dia 22 de maio, o Sinicesp realizou o lançamento da obra “A Inclusão de Trabalhadores com Deficiência na Construção Pesada”. O livro, com 204 páginas, traz a trajetória de realização de diagnóstico na indústria da construção pesada sobre a presença de trabalhadores com deficiência.

O conteúdo do livro mostra todo o trabalho desenvolvido pelo Sinicesp, empresas associadas, Instituto Amankay e Superintendência Regional do Ministério do Trabalho de São Paulo na análise das particularidades do setor que dificultam a inclusão de pessoas com deficiência. O estudo também promove uma reflexão sobre o aumento da empregabilidade e discute soluções para as barreiras encontradas e para a mudança da cultura empresarial, bem como as ações necessárias para o cumprimento da cota de inclusão prevista no artigo 93 da Lei nº 8.212/93.

A obra faz parte das contrapartidas assumidas pelo Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo e empresas associadas que aderiram ao Termo de Compromisso firmado com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo em maio de 2016.

Para uma das autoras do livro, a advogada Caroline Melloni Moraes do Nascimento Cliber, coordenadora do Grupo de Trabalho Sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência do Sinicesp, a obra visa a contribuir para que as empresas vençam as barreiras, transformem suas culturas institucionais e contratem profissionais com deficiência qualificados para suas vagas de trabalho, valorizando as características e potenciais individuais dessas pessoas e, assim, obtenham excelentes resultados.

O livro também conta com colaborações do médico e auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo, José Carlos do Carmo, e da coordenadora executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, Marta Esteves de Almeida Gil.

Para mais informações entre em contato pelo telefone 3179 5827 ou pelo e-mail [email protected].