Site da Câmara comemora 8 anos de acessibilidade, representatividade e seriedade na divulgação de iniciativas de promoção da inclusão de pessoas com deficiência

Publicado em: 18/01/2024


Trabalho envolve rigorosa curadoria de temas e apuração de dados, gestão de parceiros e de colaboradores, garantindo a credibilidade alcançada ao longo dos anos. A iniciativa é possível graças ao apoio de parceiros como Sesvesp e Hand Talk.

Desde o lançamento, em 2016, do site da Câmara Paulista para Inclusão das Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal, foi estabelecido um conjunto de ações para garantir a acessibilidade comunicacional da melhor forma possível. 

Foram realizadas reuniões com pessoas com deficiência visual, intelectual e auditiva, e com especialistas em acessibilidade, para entender o que era imprescindível. Várias rodadas de testes e ajustes foram executados, atendendo às melhores recomendações.

O site é produzido pelo Instituto Modo Parités, consultoria que prepara o ambiente e as pessoas para a inclusão de pessoas com deficiência e de outros grupos sub-representados. A manutenção do site é feita com o apoio do Sesvesp – Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de Formação do Estado de São Paulo. Para os textos e reportagens do site da Câmara, há 8 anos o Instituto Modo Parités contrata preferencialmente jornalistas que têm deficiência, como Lucas Borba, Fátima El Kadri, Sérgio Campos, que desempenham seu trabalho com excelência. 

Da escolha da plataforma WordPress, com o apoio técnico da JCWD, até o estilo de redação mais objetiva e simplificada, com ilustrações que servem de apoio para a compreensão, todos os detalhes foram pensados para que o acesso à informação fosse oferecido. Todas as imagens publicadas são descritas para as pessoas com deficiência intelectual, no recurso de “texto alternativo”.

Para as pessoas surdas, desde o início, foi possível contar com a parceria do recurso Hand Talk, avatar que sinaliza os textos de forma simplificada, tornando possível receber a informação para pessoas que têm o Português como segunda língua. Tendo iniciado com uma pequena startup, a Hand Talk atualmente está presente com sua ferramenta na maior parte dos sites acessíveis do país.

É gratificante saber que, em 8 anos de trabalho consistente, o site tem o alcance de milhares de pessoas por meio da acessibilidade. E também constatar que todas as pessoas que contribuíram e que contribuem efetivamente com o site, assim como os parceiros, estão no mesmo caminho de crescimento e evolução profissional, com o reconhecimento merecido por realizarem um trabalho que requer seriedade das apurações e produção das notícias.

Voltar para Notícias