SMPED inicia série de debates sobre inclusão das pessoas com deficiência

Publicado em: 08/06/2021

Denominado SMPED na Ativa, o projeto visa ampliar a comunicação da Secretaria com o público, além de pretar contas sobre o que está sendo feito pela pasta.

Por Fátima El Kadri

A partir do dia 8/06, a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência inicia o projeto SMPED na Ativa, que consiste em uma série de eventos virtuais gratuitos para debater os problemas, as soluções e o andamento das políticas públicas relacionadas às pessoas com deficiência na cidade de São Paulo.

A ideia é ampliar a interação entre a Secretaria e as pessoas com deficiência na capital paulista.

“Pensamos em organizar essas lives para criar um canal direto de conversa com as pessoas com deficiência, trazendo todas as semanas temas focados nas reivindicações e políticas públicas relacionadas às necessidades das pessoas com deficiência. Outro ponto importante dos encontros será a oportunidade de falarmos e prestarmos conta para a população de todas as ações que estamos desenvolvendo dentro da SMPED. A pandemia vem impedimdo encontros, eventos e reuniões presenciais com grande número de pessoas e precisamos buscar alternativas para seguir dialogando com as instituições e com toda população paulistana”, explicou a secretária Sílvia Grecco.

De acordo com o site da SMPED, já há quatro lives confirmadas no mês de junho. A primeira delas será no dia 8/06, às 19 horas, com o tema: “Ampliação do Teste do Pezinho – Diagnosticando Doenças Raras”, tendo a participação de Marianne Pinotti, médica ginecologista e oncologista e ex-secretária municipal da Pessoa com Deficiência; Antoine Daher, presidente da Casa Hunter; Juliana Trigo, representante do Projeto Lia e mãe da Manu, criança com deficiência, e do Davi; e a Dra. Athene França, médica da infância e adolescência da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, além da secretária Sílvia Grecco.

A próxima live acontecerá no dia 14/06, com o tema: “Sexualidade, Deficiência e Seus Mitos”, em que serão tratadas questões como a proteção familiar durante a descoberta da sexualidade e a invisibilidade da sexualidade da pessoa com deficiência.

Dia 18, data da celebração do orgulho autista, será a vez de falar sobre o “Protagonismo Autista”, que terá a proposta de garantir o lugar de fala de pessoas diagnosticadas com TEA. A live será às 15 horas e os participantes serão anunciados nos próximos dias. A mediação será realizada pela secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.

Segundo a Secretaria, o projeto também é uma oportunidade para que todos conheçam um pouco mais desse segmento, sempre buscando a cooperação para que São Paulo seja uma cidade mais iqualitária e inclusiva a todos.

As lives serão transmitidas pelo canal do Youtube e pelo Facebook da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Acompanhe a agenda de eventos também no site da SMPED. Vale lembrar que todos terão recursos de acessibilidade, com intérprete de LIBRAS, audiodescrição e legendas.