Soluções para a inclusão de pessoas com deficiência será foco da Reunião Plenária de 31 de março da Câmara Paulista de Inclusão

Publicado em: 27/03/2022


Para participar basta entrar no Facebook da Câmara (https://web.facebook.com/camarainclusao) e assistir transmissão ao vivo. As interações e perguntas serão pelos comentários no chat.

No dia 31 de março, das 14h às 16h, a Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal realiza Reunião Plenária aberta para representantes dos mais diversos setores da sociedade: empresas, sindicatos empresariais e de empregados, pessoas interessadas e ativistas, movimentos sociais e organizações do terceiro setor, e representantes do poder públicos.

O painel para para responder a pergunta: “Se você pudesse resolver três questões em relação à inclusão, quais seriam e como faria?” é formado por especialistas e representantes de movimentos:

José Carlos do Carmo, Kal – Auditor Fiscal do Trabalho e Coordenador do Projeto de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Superintendência Regional do Trabalho em São Paulo e da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência.
Marinalva Cruz – Formada em Gestão de Recursos Humanos e pós graduada em Gestão Pública, possui mais de 17 anos de experiência no setor público, desenvolvendo projetos em empresas públicas e privadas, com foco na diversidade, acessibilidade e inclusão, social e profissional de pessoas com deficiência.
Yvy Karla Bustamante Abbade – Graduada em Serviço Social (PUC-PR), Especialização em Gestao de Pessoas, Educação Inclusiva, Responsabilidade Social, Diversidade Direitos Humanos, Didática do Ensino Superior . Atualmente, é Vice-presidente e Diretora Executiva das Unidades de Inclusão da Universidade Livre para a Eficiência Humana – Unilehu há 16 anos, Presidente da Associação Nacional de Emprego Apoiado – ANEA, professora universitária, consultora especialista em responsabilidade social, sustentabilidade empresarial e nas relações humanas, ESG, educação inclusiva, diversidade, equidade, inclusão, atua na área há mais de 25 anos.
Fernando André Sampaio Cabral – Graduado em Direito (UFPE) e Administração de Empresas( FOCCA). Especialização em Igualdade no Trabalho (UCLM-Espanha) e Direito do Trabalho (FJN-PE). Auditor Fiscal do Trabalho desde 1995. Desde 2008 atua nas temáticas de discriminação, inclusão de pessoas com deficiência e reabilitadas, assédio moral e sexual no trabalho, inclusive como mediador. Atual Coordenador Estadual do Projeto de Fiscalização da Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitadas no Trabalho (PE) desde 2010. Colaborou na elaboração da LBI e em Projetos de Lei relacionados à inclusão e aprendizagem profissional. É Pessoa com Deficiência Múltipla, com doença rara.
Djalma Scartezini – Psicólogo de formação, pai, é comunicador, professor e palestrante. Possui MBA em Recursos Humanos pela FGV/SP;
É Conselheiro do Instituto EY para América Latina e membro do Grupo Diretor da REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social, um grupo de empresas em favor da empregabilidade e inclusão da pessoa com deficiência, que possui a chancela da OIT – Organização Internacional do Trabalho/ONU, onde representa a EY, como conselheiro do EYI.
É docente dos MBAs de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Gestores da FGV; É professor da FDC – Fundação Dom Cabral, diversidade e cultura; Professor convidado da HSM University, Escola de Comunicação ABERJE e da Pós-graduação em Cuidados Paliativos do Hospital Sírio-Libanês.
É membro do Conselho da Disability: IN Latam para região América Latina e sócio e COO da consultoria Egalite.
Especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão, passou por multinacionais no varejo (Walmart), serviços (Sodexo e EY) e indústria (Vivo) liderando cases de sucesso em Diversidade e, construiu um dos maiores cases de inclusão de pessoas com deficiência do país e reconhecido como o maior case global de inclusão pela OIT/ONU.

Voltar para Notícias