Sônia continua sendo mantida em regime de servidão com família de desembargador
Publicado em: 23/12/2025
Fonte: www.instagram.com/sonialivreoficial
Enquanto chegam as festas de fim de ano e todos nós buscamos estar ao lado de pessoas queridas, Sônia Maria de Jesus não tem esse direito. Ela segue presa à servidão doméstica, escravizada há mais de 40 natais, mantida sob controle da família do desembargador Borba, em Santa Catarina, com o aval de um Judiciário racista e apodrecido.
Sônia é uma mulher negra, surda, sem autonomia, retirada da convivência familiar ainda criança e mantida por décadas em trabalho doméstico forçado. Mesmo após o resgate alguns anos atrás, foi devolvida aos seus exploradores pela mesma justiça que garante a submissão de mulheres negras dentro das casas da elite em tantos outros casos.
Nas últimas semanas, viemos tem denunciando esse caso para que ele não caia no esquecimento, enquanto a família de Sônia espera poder reencontrá-la e vê-la livre. Ela, no entanto, segue sob o jugo da opressão dos seus escravizadores, protegidos por um sistema judicial que age para blindar os seus e silenciar as vítimas, enquanto protege os patrões, capitalistas e exploradores.
Chamamos todas e todos a compartilhar massivamente este material, marcar parlamentares de esquerda, artistas e figuras progressistas, pressionar a mídia hegemônica e exigir que o caso de Sônia volte ao centro do debate público. Não esqueceremos uma mulher negra, surda, mantida por quase quatro décadas em servidão, devolvida aos algozes pela mesma justiça racista que sustenta a precarização do trabalho no Brasil, da reforma trabalhista à reforma da Previdência.
Lutemos pela liberdade de Sônia hoje e sempre. Que ela possa viver, finalmente, Natais e festas ao lado de sua família e de quem a ama, longe da violência que marcou sua vida. O Estado é responsável! Pela liberdade e justiça para Sônia Maria de Jesus! Pela expropriação dos bens da família Borba! Que esse escravocrata seja afastado, cassado e punido pela força da mobilização popular!