Surdo que dirige deve usar adesivo em carro. Saiba como obter o símbolo da surdez

Publicado em: 20/05/2016


O Brasil tem cerca de 10 mil motoristas surdos e quem tem deficiência auditiva pode obter a carteira de habilitação, uma vez que o principal sentido exigido para essa prática é a visão.

Porém, é necessário que o motorista que não ouve utilize um adesivo no veículo com o símbolo internacional de surdez -uma exigência pouco conhecida e praticada.

A medida evita que condutores surdos sejam prejudicados no trânsito por não ouvirem as sirenes, os apitos dos agentes de trânsito e até as buzinas. O símbolo da surdez deverá ser integrado aos manuais de trânsito, cursos de formação e reciclagem de condutores para que todos os motoristas saibam identificar uma pessoa surda ao volante.

O material adesivo deve ser fixado nos vidros traseiro e dianteiro do veículo para facilitar a identificação por outros motoristas, agentes e demais autoridades de trânsito.

A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) orienta sobre como obter o adesivo. Veja como entrar em contato pelo site: www.feneis.org.br

Voltar para Notícias