Todas In-Rede: programa promove o empoderamento da mulher com deficiência

Publicado em: 16/06/2020


Principal objetivo é combater histórico de exclusão e violência dessa população, garantindo acesso aos direitos básicos.

Por Fátima El Kadri

O Estado de São Paulo tem mais de 1,7 mil mulheres com deficiência, e só 37% delas tem um emprego formal, de acordo com dados da RAIS 2018.

As mulheres representam quase 57% da população com deficiência no Estado, e a maioria dessa população não tem acesso adequado à informação, educação, emprego, saúde, lazer e outros direitos básicos. 

Para mudar essa realidade, o Governo de SP criou o programa Todas In-Rede, idealizado por um conjunto de profissionais e ativistas dos direitos da pessoa com deficiência do Brasil e do exterior.

O projeto foi lançado ontem, 15 de junho, em uma live transmitida pelas redes oficiais da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Outro objetivo central dessa iniciativa é criar ações de combate à violência contra a mulher com deficiência, que fica ainda mais vulnerável a essas situações.

“Este projeto nasceu pela necessidade de empoderar as mulheres com deficiência”, declarou a Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.”

Confira as principais ações que serão realizadas dentro do programa, divulgadas até o momento:

  • Curso de ensino a distância sobre o atendimento à mulher vítima de violência, destinado aos profissionais das Delegacias de Defesa da Mulher e da Rede de Proteção;
  • Site acessível, informativo e interativo, com canais de denúncia, entrevistas, artigos e disponibilização de endereços da rede de proteção e atenção à mulher;
  • Campanhas de comunicação nas redes sociais e articulações entre os diversos setores, de forma a garantir alternativas à autonomia financeira da mulher com deficiência.

Acesse o site do programa para saber mais: https://www.todasinrede.sp.gov.br/site/

Voltar para Notícias