Todas In-Rede: programa promove o empoderamento da mulher com deficiência
Publicado em: 16/06/2020
Principal objetivo é combater histórico de exclusão e violência dessa população, garantindo acesso aos direitos básicos.
Por Fátima El Kadri
O Estado de São Paulo tem mais de 1,7 mil mulheres com deficiência, e só 37% delas tem um emprego formal, de acordo com dados da RAIS 2018.
As mulheres representam quase 57% da população com deficiência no Estado, e a maioria dessa população não tem acesso adequado à informação, educação, emprego, saúde, lazer e outros direitos básicos.
Para mudar essa realidade, o Governo de SP criou o programa Todas In-Rede, idealizado por um conjunto de profissionais e ativistas dos direitos da pessoa com deficiência do Brasil e do exterior.
O projeto foi lançado ontem, 15 de junho, em uma live transmitida pelas redes oficiais da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Outro objetivo central dessa iniciativa é criar ações de combate à violência contra a mulher com deficiência, que fica ainda mais vulnerável a essas situações.
“Este projeto nasceu pela necessidade de empoderar as mulheres com deficiência”, declarou a Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.”
Confira as principais ações que serão realizadas dentro do programa, divulgadas até o momento:
- Curso de ensino a distância sobre o atendimento à mulher vítima de violência, destinado aos profissionais das Delegacias de Defesa da Mulher e da Rede de Proteção;
- Site acessível, informativo e interativo, com canais de denúncia, entrevistas, artigos e disponibilização de endereços da rede de proteção e atenção à mulher;
- Campanhas de comunicação nas redes sociais e articulações entre os diversos setores, de forma a garantir alternativas à autonomia financeira da mulher com deficiência.
Acesse o site do programa para saber mais: https://www.todasinrede.sp.gov.br/site/