Unicamp e MPT de Campinas lançam e-book com estudo sobre mercado de trabalho para pessoas com deficiência em SP

Publicado em: 07/12/2022

O evento virtual é aberto à participação do público e será transmitido no Canal do Instituto de Economia (IE) da Unicamp no Youtube

Uma prévia do estudo foi apresentado na Reunião Plenária da Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal, pelas pesquisadoras e doutorandas Guirlanda Benevides, Maria de Lourdes Alencar e Jaqueline Souen. Elas apresentaram um resumo dos resultados identificados no trabalho de pesquisa que contempla uma década de evolução da inclusão profissional das pessoas com deficiência no Estado de São Paulo, considerando o período de 2010 a 2020, e a partir de dados da RAIS, do Censo Demográfico 2010, da Pesquisa Nacional de Saúde de 2014 e de 2019, realizada pelo IBGE, e na Lei de Cotas.

As duas dimensões da pesquisa são População e Trabalho. Foram identificadas as empresas que atuam com matriz e filiais, para análise da situação da empregabilidade e do cumprimento da Lei de Cotas. No aspecto demográfico, foram realizados cruzamentos de perfis por gênero, idade, cor da pele e etnia, escolaridade e tipo de deficiência.

De acordo com os dados de 2019, no Estado de São Paulo, as vagas previstas para contratação de pessoas com deficiência são de 317.179, e as ocupadas por pessoas com deficiência são 145.801 (46%). A população de pessoas com deficiência do Estado com potencial de trabalho é de 1.791.627. “Atualmente podemos afirmar que 91% das pessoas com deficiência com potencial de trabalhar no Estado, não têm contratos de trabalho efetuados por empresas empregadoras. São dezenas de milhares de potenciais produtivos desperdiçados.”

Considerando a faixa etária, a maior concentração de pessoas com deficiência contratadas tem entre 25 a 44 anos de idade (56%), enquanto que, na faixa de 16 a 25 anos de idade, houve uma redução de participação de 15% para 7% entre 2010 e 2020. Na avaliação sobre a cor da pele das pessoas com deficiência, a participação de pretos e pardos aumentou de 22% para 33%.

O Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT) da Unicamp e a Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região organizam, no dia 12 de dezembro, às 14h, na modalidade on-line, o lançamento do ebook “Pessoa com Deficiência e Trabalho: Estudos para o estado de São Paulo e um breve panorama nacional e internacional”.

O objetivo do encontro é apresentar os resultados de pesquisa realizada pelo Cesit, por meio de convênio estabelecido entre as instituições.

Para outras informações, ligue (19) 3521-5717 ou escreva para o e-mail [email protected]
(Hélio Costa Júnior)