Web-série do MTP e OIT mostra possibilidades de inclusão no mercado de trabalho

Publicado em: 05/01/2017


Na comemoração dos 10 anos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, em 14 de dezembro de 2016, foi lançada a web-série “O futuro que queremos – trabalho decente e pessoas com deficiência” no auditório do Ministério Público do Trabalho em São Paulo. O evento foi apresentado pelo mestre de cerimônias Samuel Samuca, jovem com Sindrome de Down, e a comunicação foi 100% acessível, com a presença de intérpretes de Libras e de audiodescrição.

As entidades responsáveis pela realização da série são o Ministério Público do Trabalho e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). São oito episódios que mostram boas práticas de inclusão de pessoas com deficiências diversas no mundo do trabalho, em diferentes contextos no Brasil. Cada episódio apresenta personagens que abriram sua rotina de trabalho ou estudo para mostrar que a inclusão é possível em qualquer situação e que as limitações estão na sociedade, e não nas pessoas.

A série está disponível online e para download, cada vídeo foi disponibilizado em dois formatos: uma versão com audiodescrição e outra com Libras e legendas. Seguem os links para os vídeos e o resumo dos episódios:

Episódio 1: O 1º episódio conta a história de Joemerson, um jovem estudante da cidade de Coaraci (Bahia), com paralisia cerebral (não anda sozinho, nem fala) mas com a parte cognitiva perfeita, que estuda desde os 3 anos de idade e o sonho dos pais é vê-lo trabalhando.
Libras e legendas: https://www.youtube.com/watch?v=-GA0G2xjuPM&t=11s
Áudio-descrição:  https://www.youtube.com/watch?v=SGSUTpKSMbo&t=58s

Episódio 2: O 2º episódio conta a história de Júlia, 16 anos, e Daiane, 18 anos, duas jovens estudantes de curso técnico em Salvador (Bahia), que tiveram uma das pernas amputadas por diferentes motivos.
Libras e legendas: https://www.youtube.com/results?search_query=ofuturo+que+queremos+ep+2
Áudio-descrição: https://www.youtube.com/watch?v=GL_bpvcNHRU&t=15s

Episódio 3: O 3º episódio traz o casal de cegos Ione e José que trabalham como auxiliares de produção na fábrica da Trifil Scala, em Itabuna (Bahia).
Libras e legendas: https://www.youtube.com/watch?v=ibu5bj47lqY
Áudio-descrição: https://www.youtube.com/watch?v=tBfqGne5WgA&t=24s

Episódio 4: O 4º episódio mostra a rotina diária do mesmo casal do episódio anterior e como vivem de forma autônoma.
Libras e legendas: https://www.youtube.com/watch?v=_TO70MgMQMo&t=7s
Áudio-descrição: https://www.youtube.com/watch?v=_TO70MgMQMo&t=79s

Episódio 5: No 5º episódio vemos como a fábrica do Grupo Scalina (Trifil Scala), em Itabuna, (Bahia), se adaptou à Márcia, assistente administrativa, com poliomielite desde os dois meses de idade.
Libras e legendas: https://www.youtube.com/watch?v=QxQX7UGwey0&t=271s
Áudio-descrição: https://www.youtube.com/watch?v=WzbpITRX0BY&t=4s

Episódio 6: No 6º episódio Felipi Miacci, de 26 anos, que desde os 5 anos tem a síndrome Charcot-Marie-Tooth (que faz com que os músculos do joelho para baixo e dos pulsos para cima, atrofiem) nos mostra sua rotina como gestor de produto no Carrefour.
Libras e legendas: https://www.youtube.com/watch?v=zkS_g9V_vzw&t=27s
Áudio-descrição: https://www.youtube.com/watch?v=KCe5oevGhao

Episódio 7: No 7º episódio, Eliane Ranieri que teve pólio severa quando era criança e trabalha há 30 anos na IBM Brasil, nos conta sobre sua atuação como Líder de Diversidade e Inclusão na América Latina.
Libras e legendas: https://www.youtube.com/watch?v=PlwSor9Ny8s&t=48s
Áudio-descrição: https://www.youtube.com/watch?v=EoDC0S5PDU0

Episódio 8: Finalmente, no 8º episódio, conhecemos Tarcísio Pacieelo, surdo profundo, especialista de sistema da IBM Brasil, que usa leitura labial com Libras para interagir no trabalho e no dia a dia.
Libras e legendas: https://www.youtube.com/watch?v=PCVuuF6wR7M
Áudio-descrição: https://www.youtube.com/watch?v=spMejGH4R7g&t=16s

 

Por Stela Masson, 02/01/2017

Voltar para Notícias