Central de Libras participa do nascimento de criança em S.J. dos Campos-SP

Publicado em: 01/03/2024

Experiência mostra que é possível promover acessibilidade em todos os momentos.

Fonte: https://www.sjc.sp.gov.br/noticias

O nascimento de Noemi, ocorrido em 2023, no Hospital Municipal (HM), foi o mais tranquilo para Josiane de Azevedo, que tem outros dois filhos.

Ela e o marido, Paulo Sérgio Rodrigues, são surdos. E a menina foi a primeira dos três filhos deles a nascer com a assistência de uma intérprete de libras, por meio da Central de Libras da Prefeitura de São José dos Campos.

O nascimento estava previsto para uma data, mas Noemi veio antes. Uma cunhada, que conhece a língua brasileira de sinais, esteve com Josiane durante a chegada ao hospital e a cesariana. Depois disso, a comunicação dos médicos e enfermeiros com a paciente foi feita com a intermediação do intérprete de libras.

Josiane contou que estava muito preocupada porque a cunhada só ia acompanhar o nascimento e ficar algumas horas. Ela achou que iria passar pelas mesmas dificuldades de comunicação quando nasceram os outros filhos – uma menina que hoje tem 13 anos e um menino de 10.

Agora, as conversas da equipe médica com a mãe e o pai foram feitas de modo simples. Com um QR code, foi possível acessar pelo celular intérpretes da Central de Libras para as conversas. “O atendimento foi ótimo”, comentou Josiane.

Nesta segunda-feira (14), a médica Inaira Duarte usou a Central de Libras para a última conversa com Josiane antes da alta. “A paciente foi examinada e liberada para casa com todas as orientações.”

“Facilitou muito para nós, do hospital, e para a paciente ter essa comunicação em tempo real, tendo a certeza que ela podia receber todas as instruções médicas necessárias e tirar todas as dúvidas”, afirmou a médica Christiany Cortez, coordenadora da qualidade do Hospital Municipal.

No HM, houve treinamento de profissionais das equipes médicas, de enfermagem e do setor administrativo para ajudarem no primeiro acolhimento dos pacientes que precisem se comunicar na língua brasileira de sinais.

Central

A Central de Libras, que começou em dezembro, funciona por meio de uma plataforma na internet acessada por QR Code, disponível nos principais locais da Prefeitura com atendimento ao público.

A partir do acesso, um intérprete passa a intermediar, em libras, a conversa entre o servidor da Prefeitura e quem estiver sendo atendido.

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).