ONU prepara uma semana de eventos em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

cadeirantes e pessoas com outros tipos de deficiência, de diferentes grupos e etnias,estão reunidas em protesto contra a violência contra a mulher com deficiência. Elas seguram balões laranjas, faixas e cartazes com mensagens.
Foto: ONU

Serão discutidas ações de recuperação, reabilitação e reconsttrução no mundo pós-Covid.

Por Fátima El Kadri

Dia 03 de dezembro é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para celebrar a data, a ONU (Organização das Nações Unidas) vai promover uma semana de atividades com o tema “Construir Melhor: em direção a um mundo pós-covid inclusivo, acessível e sustentável. Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, serão discutidas ações que podem ser tomadas na era pós-covid. 

De acordo com a organização , Construir Melhor’, tradução de Build Back Better (BBB), abrange ações de recuperação, reabilitação e reconstrução após um desastre, aumentando  a resiliência das nações e comunidades, integrando redução do risco de desastres, restauração da infraestrutura física e dos sistemas sociais, e revitalização dos meios de subsistência, economias e meio ambiente.

Segundo o prof. Romeu Sassaki, especialista em inclusão, o termo pós-covid se refere ao momento atual, em que a doença ainda existe, sem data prevista para acabar. “Do final de 2020 até 3/12/2021, vamos continuar construindo um mundo acessível e sustentável, que inclua todas as pessoas  com deficiência”. As atividades acontecem junto com a Conferência dos países que fazem parte da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, cujo Brasil é signatário desde 2009. 

Para Sassaki, a iniciativa é um encorajamento para que não abandonemos a construção de um mundo mais inclusivo e sustentável. “Nós, que acompanhamos o trabalho da ONU desde antes de 1993, ano em que foi instituído o Dia Nacional da Pessoa com deficiência, já havíamos começado essa construção”, destaca o professor.