Cepro promove cursos de qualificação para pessoas surdas e com deficiência

Publicado em: 05/12/2016

O Centro Profissionalizante Rio Branco (Cepro), tem programas de qualificação profissional gratuito específico  para surdos e pessoas com deficiência física. Voltado para o cargo de auxiliar administrativo, o curso de 400 horas/aula (um semestre), prepara jovens a partir de 16 anos, através de habilidades para a vida, noções administrativas e de atendimento, Informática e reforço nos conhecimentos de Português e Matemática. O conteúdo é o mesmo do programa de aprendizagem profissional oferecido pelo Cepro, baseado na Lei do Aprendiz (10.097) e o programa  é fruto da parceria com o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo (Selur).  Ao longo dos oito anos que já dura a parceria Cepro-Selur, dezesseis turmas com 20 vagas para surdos e mais 20 para portadores de deficiências físicas já foram formadas.

Um dos diferenciais do curso, porém, é a maneira como ele é ministrado em cada um dos grupos: “No caso dos surdos, além de utilizarmos a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em sala de aula, exploramos uma das potencialidades desse público, que é a percepção visual apurada”, ressalta Susana Penteado, coordenadora do Cepro Rio Branco, entidade que desenvolveu a metodologia do curso.

Para participar das novas turmas do Cepro, o candidato precisa ter concluído o Fundamental I (até a 4ª série) e idade mínima de 16 anos. O curso é gratuito, ocorre no período da tarde (das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, nas Faculdades Integradas Rio Branco – R. Capitão José Inácio do Rosário, 133 – Lapa – SP) e conta com um processo seletivo.

Mais informações pelo site www.cepro.org.br ou pelo fone: (11) 4613-8480.

Stela Masson, 29/11/2016