ArcelorMittal investe em escuta ativa e proporciona recursos de acessibilidade para todas as pessoas

A mobilização para participação de grupos de afinidades nas empresas é sempre um tema desafiador para gestores de Diversidade, Equidade e Inclusão. Na ArcelorMittal, este não foi um problema para o grupo de afinidades do pilar de pessoas com deficiência, que teve a maior adesão de colaboradores entre todos os pilares de diversidade. 

No 47º Encontro Temático da Rede Empresarial de Inclusão Social pela empregabilidade da pessoa com deficiência, a líder de RH, Maria Clara Rodrigues Dornellas, profissional que tem deficiência auditiva, explicou como a empresa conduz esta atividade.

A ArcelorMittal tem um grupo de afinidade para as pessoas com deficiência que busca a integridade e acessibilidade para que todos possam ser tratados com equidade e da melhor forma possível. O foco foi na identificação das necessidades de cada indivíduo, mantendo a escuta ativa com pesquisas internas observaram a necessidade diferente de acessibilidade para cada pessoa. No caso da pessoa surda, oralizada ou não, além da deficiência, cada uma tem um histórico de vida diferente que determina o nível de apoio e de acessibilidade que ela vai precisar. 

“As pessoas oralizadas fazem leitura labial, outras falam em Libras. Em algumas situações, é necessário o recurso de um intérprete para o apoio com a tradução em Libras, mas considerar todos os recursos é fundamental para promover a comunicação efetiva das pessoas surdas.” relatou a Maria Clara Dornellas.

“Portanto, a escuta ativa mantida pela ArcelorMittal proporciona uma equidade na realização do trabalho, pois com a comunicação efetiva a participação em reuniões e demais atividades ocorre adequadamente com as demais pessoas. Seja em reuniões online ou presencialmente, os recursos comunicacionais estão colocados da maneira necessária.” explicou.

Como manutenção da iniciativa de promoção da acessibilidade e da escuta, alguns totens com vídeos em Libras e legendas foram instalados na empresa para que os colaboradores surdos pudessem ficar atualizados com os acontecimentos e notícias da empresa.

“Essas e outras ferramentas de acessibilidade estão proporcionando uma integração assertiva dos colaboradores surdos com os ouvintes em todos os momentos do trabalho e relação de negócios da empresa.” ressaltou a profissional.

 Assista a apresentação no link: https://www.youtube.com/watch?v=vt4Q8zS2xYs

Voltar para Boas Práticas