JLL utiliza conceitos de adaptação razoável para colaboradores com deficiência

O Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da empresa JLL começou em fevereiro de 2012, e a acessibilidade –  um dos pilares do projeto, passou a ter como base o conceito de adaptação razoável, nas dimensões propostas pelo consultor Romeu Sassaki, sobretudo nas ações direcionadas à inclusão das pessoas com deficiência intelectual.

Para este público,  três dimensões foram trabalhadas: a acessibilidade comunicacional (uso de palavras de fácil compreensão, sentenças curtas e claras, além de exemplos do cotidiano); metodológica (adaptação de processos e procedimentos), e atitudinal (evitar estereótipos, discriminações e visão assistencialista).

O colaborador Izaias Fernandes foi um dos profissionais atraídos pelo programa. Com deficiência intelectual, está na JLL desde 2012. “No primeiro dia eu estava muito nervoso, minha tia veio me trazer e eu achei que não ia conseguir fazer os serviços de encadernação e a entrega das correspondências. Mas minha gestora sempre teve muita paciência para ensinar, desde o primeiro dia. Se faço algo errado ela me ensina novamente”, relata o auxiliar administrativo.

Para facilitar o aprendizado e garantir a autonomia e independência na realização de tarefas, a empresa elabora alguns apoios e ajudas técnicas, tais como:

– Guia com o percurso de ida e volta da estação de metrô Vila Olímpia até a JLL, com o passo-a-passo de como chegar e voltar, além de fotos e pontos de referências;

– Pastas com nomes e fotos de todos os colaboradores, separados por área, além de informações adicionais para orientar na separação e entrega das correspondências;

– Instruções rápidas no formato de “checkpoint” tanto para preenchimento de formulários como para a execução de atividades e uso de equipamentos, e

– Lista de ramais com fotos, para facilitar o contato pela identificação visual.

Outra estratégia da companhia para promover a inclusão dos profissionais com deficiência intelectual é a parceria com suas famílias. Em muitos casos, as próprias famílias, por desconhecimento ou falta de instrução, educam seus filhos de forma assistencialista, privando-os de oportunidades para que desenvolvam habilidades e adquiram autonomia, poias têm dificuldades de enxergá-los com a idade que efetivamente eles têm.

Dos cerca de 840 colaboradores do Grupo JLL, 21 têm algum tipo de deficiência (visual, intelectual, auditiva, física ou múltipla), distribuídos em diversas áreas, níveis hierárquicos e localidade. A empresa possui, inclusive, profissionais com deficiência alocados em seus clientes.

Para fortalecer e ampliar a diversidade, a JLL investe em ações de comunicação interna e externa, além de promover o envolvimento dos gestores – estratégia considerada crucial para o sucesso do programa.

Todos os colaboradores da JLL, com ou sem deficiência, participam da avaliação de desempenho anual. Trata-se de uma importante ferramenta para avaliação e gestão, pois tem como objetivo mensurar o desempenho e os resultados individuais durante o ano vigente. Além disso, é por meio desta metodologia de avaliação que as decisões sobre movimentações, promoções, evoluções salariais, dentre outras, são tomadas.

Veja agora, nas palavras de Izaias, como é trabalhar numa empresa que adota boas práticas de inclusão:

 “Não tem coisa melhor no mundo do que acordar e vir pra JLL trabalhar com meus colegas.  E olha que demora 3 horas de casa até a empresa e mais 3 horas pra voltar. Eu tinha o sonho de construir minha casa e já estou podendo realizar – só faltam as telhas e os acabamentos. Outro sonho era participar de uma corrida de rua e, em 2015, com o apoio do pessoal daqui que me orientou e acompanhou antes e durante o percurso, pude participar da Corrida Pão de Açúcar,  de 5 km, no Parque do Ibirapuera. Até o presidente da empresa participou. Não cheguei em primeiro lugar, mas é muito bom gostar do trabalho e das pessoas também”.  Izaias Fernandes, auxiliar administrativo.

jll

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Equipe de funcionários da JLL no espaço de trabalho com o logo da empresa ao fundo. Todos estão fazendo com as mãos o gesto de “I Love You/Eu Amo Você” em língua de sinais. Izaías é o terceiro, à direita, de camisa branca.
balcao
DESCRIÇÃO DA IMAGEM:  Izaías está atendendo através de um balcão. Entrega papéis a uma colega de trabalho. Os dois estão sorrindo.

Voltar para Boas Práticas