Renner compromete lideranças para incluir profissionais com deficiência

Descrição de Imagem: Fotografia de Dan Fukushima, trabalhador com deficiência física, nas lojas Renner. Dan é oriental, tem cabelos bem curtos e escuros e usa óculos.Veste um uniforme com camisa e calça pretas. Ao seu lado direito está o coordenador da loja em que trabalha, um homem branco de cabelos curtos mais alto que Dan. Os dois estão sorrindo.

Maior rede varejista de moda do País inclui profissionais com deficiência em lojas de shopping e de rua, nos centros de distribuição (CD), no setor de cobrança e na sede administrativa

Ao disponibilizar oportunidades para profissionais com deficiência, a  Renner valoriza a diversidade e colabora com a construção de uma sociedade mais justa e com o potencial de quem quer fazer a diferença. Para incentivar a diversidade, a maior varejista de moda no Brasil em faturamento (são 300 lojas no país, além do e-commerce  – www.lojasrenner.com.br), desenvolveu em 2011 o Programa Somar, que tem como missão comprometer todas as lideranças com a inserção de pessoas com deficiência, engajando as equipes para tornar o ambiente inclusivo a esses profissionais.

O projeto engloba inclusão de profissionais com deficiência para cargos em lojas de shopping e de rua, nos centros de distribuição (CD), no setor de cobrança e na sede administrativa.

Ao longo de 2015, o foco de atuação do projeto de diversidade SOMAR foi ampliar ainda mais a inclusão de pessoas com deficiência, que sempre tiveram espaço na rede varejista. Para que o crescimento na admissão desses profissionais obtivesse êxito, foram realizados sensibilização das lideranças e acompanhamento do processo de integração com as equipes de trabalho. Tendo em vista a metodologia de capacitação “on the job”, os colaboradores que efetivamente receberam esses novos colegas em suas unidades de trabalho foram os primeiros a serem capacitados.

DEPOIMENTO

“Entrei na empresa em 2006 e iniciei minha carreira na Central de Trocas. Neste departamento consegui desenvolver minhas habilidades de coordenação motora, ganhei segurança para executar outras tarefas e descobri um talento que é o atendimento ao cliente (em um ano ganhei 10 prêmios de Cliente Oculto – reconhecimento aos colaboradores que são destaque em atendimento ao cliente).

Aos poucos fui conhecendo outras áreas e me apaixonei pelo departamento de Calçados. São oito anos de muita dedicação, desenvolvimento pessoal e profissional. No decorrer dos atendimentos, coloquei um objetivo de ser o melhor captador de Cartão Renner da minha loja. Em um ano, entreguei aproximadamente 620 cartões, sendo 120 no mês de dezembro. Passei por algumas lojas e em todas recebi o devido reconhecimento pelo meu trabalho. Hoje tenho  orgulho em  dizer que de 57 avaliações do Cliente Oculto que tive desde que entrei, ganhei 52 prêmios, sendo cinco destaques do semestre. Estou realizado pessoal e profissionalmente. Consigo ter uma visão macro do meu departamento e, consequentemente, contribuo positivamente para os resultados da empresa. Todos esses resultados só são possíveis devido a minha identificação e meu amor pelo varejo.”

Dan Fukushima, Assistente de Vendas no Shopping Light, em São Paulo, tem deficiência física (membros com deformidades congênitas adquiridas).

 

 

Voltar para Boas Práticas