20ª Reatech e a 2ª Expo Brasil Paralímpico acontecem entre 6 e 8 de novembro
Publicado em: 07/11/2025
Fonte e reprodução: https://reatechbrasil.com.br/16 por Leandro Mota
Inclusão em movimento: tecnologia, trabalho e esporte paralímpico marcam a 20ª Reatech e a 2ª Expo Brasil Paralímpico
Inicia nesta quinta-feira (6) e vai até sábado (8) com uma programação que une tecnologia assistiva, reabilitação, empregabilidade e esporte paralímpico em um dos maiores encontros de inclusão da América Latina.
De 6 a 8 de novembro, o São Paulo Expo será palco da 20ª Reatech – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação, em conjunto com a 2ª Expo Brasil Paralímpico. O evento reunirá profissionais, empresas e o público em geral para promover debates, terapias e experiências voltadas à empregabilidade e à participação social das pessoas com deficiência.
A programação inclui o Congresso Inclusão 360° (6 e 7/11), que discutirá o futuro do trabalho, inteligência artificial, neurodiversidade e saúde mental, e será palco do Prêmio Ação Inclusiva 360°, que reconhece iniciativas de diversidade e acessibilidade.
Outro destaque técnico é o Seminário TECFISIO/TO (7 e 8/11), com abordagens sobre fisioterapia, terapia ocupacional e inovações como realidade virtual e gameterapia. A feira também contará com o Curso PET – Tratamento Assistido por Animais e o Workshop de Equoterapia promovido pela ANDE-BRASIL, com práticas demonstrativas.
O Arena Empregar conectará empresas e candidatos com deficiência, enquanto atletas paralímpicos como Lauro Chaman, Silvana Fernandes e Mariana D’Andrea participam de atividades esportivas abertas ao público, reforçando o papel do esporte como ferramenta de inclusão e autonomia.
Na área esportiva, a Expo Brasil Paralímpico promete uma programação intensa de emoção, movimento e inspiração com a vivência de 15 modalidades paralímpicas pelo público: basquete, rúgbi, curling em cadeira de rodas, taekwondo, judô, bocha, tênis de mesa, tiro com arco, halterofilismo, goalball, futebol de cegos, paraesgrima, badminton, vôlei sentado e escalada. Também será possível acompanhar desafios com grandes nomes e medalhistas do esporte brasileiro e conhecer a paradança, o futebol PC, o parakarate e o futsal down, quatro modalidades do paradesporto que não fazem parte dos Jogos Paralímpicos.