#27diaspelainclusao #03 Nada sobre nós sem nós!

Publicado em: 10/07/2018


Na história da luta das pessoas com deficiência pelo reconhecimento de seus direitos, surge a frase “Nada sobre nós sem nós”. Essa frase se tornou um lema da luta pela inclusão e significa que toda e qualquer decisão a respeito das pessoas com deficiência deve ser realizada com a participação e opinião das próprias pessoas com deficiência.

Afinal, se estamos decidindo sobre algum assunto que envolve um grupo de pessoas, nada mais justo do que levar em consideração a opinião dessas pessoas, não é mesmo? No entanto nem sempre foi assim, por muito tempo as pessoas com deficiência foram consideradas incapazes de responder por si.

O lema teve origem no início do século XX nos Estados Unidos e depois se espalhou pelo mundo inteiro para representar o movimento das pessoas com deficiência e também de outras minorias sociais. O movimento “Nothing about us without us” (Nada sobre nós sem nós) deu visibilidade à causa da inclusão e aos direitos que até então eram negados às pessoas com deficiência, inclusive o de participação social plena.

Atualmente temos muitas leis e políticas que defendem os direitos das pessoas com deficiência e esta é uma conquista dos próprios movimentos de pessoas com deficiência que buscaram ter suas vozes ouvidas e serem protagonistas de suas histórias!

Quer saber mais sobre este lema histórico? Leia mais no link abaixo.
Fonte: http://www.bengalalegal.com/nada-sobre-nos

Texto: Ariadne Senna, criadora da campanha e assessora da Câmara Paulista pela Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal. A campanha começou no dia 28 de junho, e serão 27 dias até o dia do aniversário da Lei de Cotas (artigo 93 da Lei 8.213 de 1991), no dia 24 de julho. 

Voltar para Notícias