#27diaspelainclusao #06 Por que dizemos “Pessoa com Deficiência”?

Descrição de imagem: imagem de fundo rosa com o texto Lei de Cotas – 27 Dias pela Inclusão. 06. Por que dizemos “pessoa com deficiência”?. #DicadeVídeo. Na parte inferior está o logo do 27º Aniversário da Lei de Cotas e o logo da Câmara Paulista para Inclusão. #27diaspelainclusão

Publicado em: 11/07/2018


Durante a história já foram utilizados vários termos para se referir às pessoas com deficiência como “pessoas portadoras de deficiência”, “deficientes” ou “pessoas com necessidades especiais”. Mas qual o termo correto e por que essa discussão é importante?

Atualmente utilizamos a expressão “pessoa com deficiência”, que é o termo que é utilizado na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, incorporada na legislação brasileira em 2008.

Compreende-se que o termo “pessoas com deficiência” traz algo fundamental que é colocar que, antes de ter uma deficiência, estamos lidando com pessoas. Sujeitos e cidadãos que possuem diversas características e que, entre elas, está a deficiência.

Não devemos negar a deficiência, pois é uma característica que compõe aquela pessoa. No entanto, não devemos definir a pessoa pela sua deficiência e nem limitar a sua participação na sociedade por conta dela. Só podemos promover a inclusão quando olhamos para as pessoas em sua totalidade e abrimos espaço para que mostrem suas potências.

Para saber mais sobre essa discussão, nada melhor do que ouvir as próprias pessoas com deficiência! Segue a indicação de um vídeo da youtuber Mariana Torquato que explica mais sobre o assunto em seu canal “Vai uma mãzinha aí?”: https://www.youtube.com/watch?v=dnnGEJ35rr0

Texto: Ariadne Senna, criadora da campanha e assessora da Câmara Paulista pela Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal. A campanha começou no dia 28 de junho, e serão 27 dias até o dia do aniversário da Lei de Cotas (artigo 93 da Lei 8.213 de 1991), no dia 24 de julho. 

Voltar para Notícias