#27diaspelainclusao #15 Tecnologias Assistivas

Publicado em: 22/07/2018


Você já ouviu falar do termo Tecnologia Assistiva? Tecnologia Assistiva é como designamos toda e qualquer ferramenta que contribui para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência, auxiliando-as a realizar atividades que deseja ou necessita.

No Brasil, o Comitê de Ajudas Técnicas propõe a seguinte definição: “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”.

As tecnologias podem ser classificadas em dois tipos: Recursos e Serviços. Recursos são todos itens, equipamentos e produtos utilizados para manter, ampliar ou melhorar as capacidades funcionais da pessoa com deficiência. São considerados recursos desde uma simples bengala, aparelhos auditivos, roupas adaptadas até um complexo programa de computador.

Já os Serviços são aqueles prestados por profissionais visando auxiliar pessoas com deficiência a selecionar, adquirir ou utilizar um recurso de tecnologia assistiva. Podem atuar como serviços áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, medicina, arquitetura, etc.

São várias as possibilidades e os instrumentos oferecidos que possibilitam maior qualidade de vida e inclusão às pessoas com deficiência. O importante é sempre compreender junto com a pessoa qual a sua necessidade e o que ela precisa para realizar tal tarefa, assim pode-se chegar na melhor alternativa e tecnologia para todos os envolvidos!

Caso queira entender mais sobre Tecnologia Assistiva, acesse a publicação organizada pelo governo federal sobre o assunto: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/livro-tecnologia-assistiva.pdf

Texto: Ariadne Senna, criadora da campanha e assessora da Câmara Paulista pela Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal. A campanha começou no dia 28 de junho, e serão 27 dias até o dia do aniversário da Lei de Cotas (artigo 93 da Lei 8.213 de 1991), no dia 24 de julho. 

 

Voltar para Notícias