#27diaspelainclusao #17 Discriminação no Trabalho

Publicado em: 23/07/2018


As pessoas com deficiência enfrentam diversas barreiras todos os dias. A falta de acessibilidade e de uma cultura inclusiva faz com que as pessoas com deficiência passem por situações em que são desrespeitadas.

As barreiras atitudinais, como o preconceito e a discriminação, ainda são uma das principais dificuldades vivenciadas pelas pessoas com deficiência e um dos maiores impedimentos para inclusão no mercado de trabalho. 
Profissionais com encontram barreiras em todas as etapas se inserção no mercado de trabalho, enfrentando dificuldades na contratação e sofrendo discriminação dentro do ambiente de trabalho nas relações com colegas e chefia. Para uma verdadeira inclusão, é muito importante que a empresa se prepare para receber os trabalhadores com deficiência, compreendendo qual a acessibilidade necessária para que executem suas funções e sensibilizando a equipe de trabalho. Com informação e respeito é possível romper o preconceito. Assim é possível construir uma boa convivência entre todas e todos e melhores relações de trabalho.Discriminação contra a pessoa com deficiência é crime previsto na Lei Brasileira de Inclusão. É necessário garantir o acesso e igualdade de oportunidades para todos os cidadãos e cidadãs com deficiência.

Para saber mais, segue a reportagem “Discriminar pessoas com deficiência é crime” publicada em 2017: https://www.terra.com.br/noticias/dino/discriminar-pessoas-com-deficiencia-e-crime,60507c271a1775836bfafe4fae402570xunzu032.html

 

 

Voltar para Notícias