#27diaspelainclusao #18 LIBRAS e Inclusão

Publicado em: 23/07/2018


Você sabia que o Brasil possui uma segunda língua oficial além do português? É a Libras – Língua Brasileira de Sinais, uma língua visual-espacial utilizada para a comunicação e expressão entre e com pessoas surdas.

A Libras foi oficializada em 2002 pela lei 10.436 a fim de garantir cidadania e inclusão dos brasileiros surdos. A lei determina que os serviços públicos de saúde e de educação garantam atendimento e tratamento adequado às pessoas surdas, porém na prática a lei ainda não é cumprida.

Apesar de ser uma língua oficial do nosso país, a Libras ainda é muito pouco conhecida e difundida, trazendo muitas barreiras para a inclusão e acessibilidade dos surdos. Na inserção no mercado de trabalho, a ausência da Libras também acaba prejudicando o profissional surdo desde o processo seletivo, nas atividades do trabalho e na relação com a equipe.

Por isso é necessário que a empresa compreenda a importância da utilização da Libras na comunicação com o trabalhador surdo, capacitando a equipe para se relacionar e se comunicar com o colega de trabalho e fazendo uso do intérprete de Libras quando necessário.

Se quiser saber mais sobre o assunto, seguem duas reportagens do Blog Vencer Limites que falam sobre o uso de Libras no ambiente de trabalho:

Empresa ensina Libras para ampliar inclusão no ambiente de trabalho: https://brasil.estadao.com.br/blogs/vencer-limites/empresa-ensina-libras-para-ampliar-inclusao-no-ambiente-de-trabalho/

Cresce procura por intérprete de Libras nas empresas: https://brasil.estadao.com.br/blogs/vencer-limites/cresce-procura-por-interprete-de-libras-nas-empresas/

Voltar para Notícias