#27diaspelainclusao #19 Equidade e Inclusão

Publicado em: 23/07/2018


Equidade é agir com igualdade e justiça considerando a individualidade de cada um. É uma forma de se aplicar o direito que possibilita a adaptação da regra para que seja mais justo às partes envolvidas em uma determinada situação.

Equidade, portanto, é considerar que somos todos iguais, inclusive em sermos diversos uns dos outros. Somos cidadãos com os mesmos direitos sociais, mas é importante considerar as diferenças e necessidades de cada um para compreender como promover igualdade de oportunidades a todos e todas.
O conceito de equidade para promoção da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é fundamental! É necessário compreender que as adaptações e flexibilizações na rotina do trabalhador com deficiência, por exemplo, não é uma questão de privilégio, mas sim de garantia de direitos e busca por maior equidade.

Quando olhamos para a diversidade e respeitamos as diferenças e necessidades de cada um, podemos construir uma sociedade mais inclusiva com maior qualidade de vida para todos e todas!

 

Texto: Ariadne Senna, criadora da campanha e assessora da Câmara Paulista pela Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal. A campanha começou no dia 28 de junho, e serão 27 dias até o dia do aniversário da Lei de Cotas (artigo 93 da Lei 8.213 de 1991), no dia 24 de julho. 

Voltar para Notícias