#27diaspelainclusao #22 Audiodescrição

Publicado em: 25/07/2018


Você já ouviu falar em Audiodescrição? Audiodescrição é um recurso de acessibilidade que descreve as imagens para pessoas cegas e com deficiência visual, traduzindo as cenas em palavras para ampliar a percepção dessas pessoas. É representada pelo símbolo AD presente na imagem.

A audiodescrição é um recurso que pode ser utilizado em filmes, exposições, peças de teatro, programas de televisão, eventos, palestras, etc. Toda situação em que existe um meio de comunicação visual envolvido, a audiodescrição pode auxiliar as pessoas com deficiência visual a compreenderem melhor o contexto da situação.

Ainda é um recurso pouco conhecido, mas sua utilização vem sendo ampliada cada vez mais. Na televisão brasileira a audiodescrição é obrigatória, desde 2011. Hoje os canais são obrigados a exibir no mínimo seis horas por semana de programação com esse recurso.

A celebração do 27º Aniversário da Lei de Cotas contará com serviço de audiodescrição! Aqueles que desejarem acessar o canal de transmissão, precisam ter o aplicativo Whastcine baixado no celular. Basta baixar pelo Google Play ou Apple Store.

Texto: Ariadne Senna, criadora da campanha e assessora da Câmara Paulista pela Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal. A campanha começou no dia 28 de junho, e serão 27 dias até o dia do aniversário da Lei de Cotas (artigo 93 da Lei 8.213 de 1991), no dia 24 de julho. 

 

Voltar para Notícias