Lei de Cotas completa 27 anos hoje com celebração no Ibirapuera – primeira comemoração do aniversário foi há 15 anos

Publicado em: 24/07/2018

Venha comemorar com a gente! Hoje, dia 24 de julho, das 10h às 14h no Parque Ibirapuera – Av Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 3. (na marquise do parque ao lado do MAM). O evento conta com atrações artísticas, audiodescrição e intérpretes de Libras. Será lançada a Carta Manifesto 2018. Veja detalhes na agenda.

Primeira comemoração

Em 2003, a DRT São Paulo realizou o 1º Encontro sobre Promoção de Igualdade de Oportunidades no Mercado de Trabalho para Pessoas Portadoras de Deficiência (o termo “portadores” ainda era usado, e a expressão “pessoa com deficiência” passou a ser difundida após a Convenção da ONU, em 2006), na Fundacentro. O Encontro tornou-se conhecido como o primeiro marco de comemoração da Lei de Cotas – artigo 93 da Lei 8.213 de 1991.

Descrição da foto: seis pessoas, entre elas Guibe (ex-superintendente), Maurinho (ex-vice super.) e Newton (na época estava em Brasília, no MTb), estão de pé atrás de uma mesa de eventos onde há uma grande faixa com o texto: 1º Encontro sobre Promoção de Igualdade de Oportunidades no Mercado de Trabalho para Pessoas Portadoras de Deficiência / DRT São Paulo (obs: o termo "portadores" ainda era usado, e a expressão "pessoa com deficiência" passou a ser difundida após a Convenção da ONU, em 2006)

Descrição da foto: seis pessoas, entre elas Guibe (ex-superintendente), Maurinho (ex-vice super.) e Newton (na época estava em Brasília, no MTb), estão de pé atrás de uma mesa de eventos onde há uma grande faixa com o texto: 1º Encontro sobre Promoção de Igualdade de Oportunidades no Mercado de Trabalho para Pessoas Portadoras de Deficiência / DRT São Paulo (obs: o termo “portadores” ainda era usado, e a expressão “pessoa com deficiência” passou a ser difundida após a Convenção da ONU, em 2006)

O público do encontro foi composto, em sua maioria, por representantes de empresas da grande São Paulo, convidadas pelo então Delegado Regional do Trabalho, Heiguiberto Guiba Della Bella Navarro, conhecido como Guiba, como podemos observar nas fotos da época. “Foi um encontro memorável, com grande participação e, como os trabalhadores da Fundacentro estavam em greve, todo o trabalho de envelopamento e postagem dos convites foi feito na então Subdelegacia Regional do Trabalho em Osasco, comandada pela Dra. Lucíola Rodrigues Jaime”, lembra José Clemente, diretor do Espaço da Cidadania, dos Sindicatos dos Metalúrgicos, em Osasco.

Se você participou deste encontro, colabore com nossa reportagem e envie seus comentários para o e-mail [email protected]

.