Antonio José Ferreira retorna à Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Presidência da República

Publicado em: 09/02/2023

Fonte: https://folhain.com.br/

Jornalista, Palestrante e Consultor para o tema das pessoas com deficiência, Antonio José, é Ex-Secretário Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Presidência da República, e foi Superintendente dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Goiânia a convite do então prefeito da capital Iris Rezende em 2017.

Assumiu agora, o desafio da coordenação-geral de gabinete da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, no governo do presidente Lula.

Militante e atuante na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, e com longa trajetória em Goiás, Antonio José Ferreira foi nomeado nesta quinta-feira (08/02), pelo Diário Oficial da União através da portaria nº 97.

Histórico

Antonio José do Nascimento Ferreira, é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), e tem pós-graduação em docência no ensino superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura/RJ.

Foi secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, além de superintendente municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Políticas Afirmativas da Prefeitura de Goiânia/GO.

Com larga experiência em gestão participativa, Antonio José foi conselheiro por oito anos do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), além de ter exercido a sua presidência por um mandato.

Também já foi presidente da Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB) e presidente do Conselho de Assistência Social de Pernambuco.

Trabalhou na mobilização para a aprovação do Estatuto das Pessoas com Deficiência e para a assinatura do Tratado de Marraquexe.

Coordenou o Plano Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite.

Coordenou a 3ª e 4ª Conferências Nacionais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e participa anualmente da Conferência das Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Foto: Fernando Leite