Espaço da Cidadania comemora 22 anos de atuação e anuncia lançamento de mais uma publicação pela inclusão da pessoa com deficiência no trabalho

Publicado em: 09/02/2023


Nesta reportagem e entrevista, a Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa no Mercado de Trabalho Formal faz uma homenagem ao Espaço da Cidadania, movimento que é apoiado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e vários parceiros pela inclusão. O Espaço da Cidadania é dirigido por Carlos Aparício Clemente, formado em Administração de Empresas e em Ciências do Trabalho, com
especialização em Administração de Recursos Humanos, Didática do Ensino Superior e Economia e Trabalho, e liderança referência nas causas relacionadas aos direitos das pessoas com deficiência.

Por: Sergio Gomes

O Espaço da Cidadania é uma ação social que chega aos 22 anos em fevereiro de 2023. O movimento nasceu em 2001 e sobre a sua fundação, Carlos Aparício Clemente, um de seus fundadores, comenta: “Desenvolvi uma proposta que juntasse a discussão pública de vereador com a ação sindical, em vez de querer ser um vereador discutindo problemas de bairro, eu queria discutir políticas públicas para a cidade e isso me permitiu então criar a ideia do Espaço da Cidadania. Nesses 22 anos o Espaço da cidadania lutou contra mitos e preconceitos que cercavam e ainda cercam de certa forma o universo das pessoas com deficiência. Como a ideia equivocada de que apenas por ter uma deficiência a pessoa não dará conta de trabalhar e exercer suas funções com excelência no ambiente laboral.”

Discutindo sobre polícias públicas foi que Clemente percebeu a importância da criação de espaço para derrubar mitos e incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho, pois assim elas sentiam-se de fato cidadãs, sentiam-se incluídas ao terem um trabalho que as permitisse trabalhar com independência e respeito ao que elas são. Nesses 22 anos, o Espaço da Cidadania também foi responsável pela publicação de 13 livros de forma independente e o primeiro, publicado em outubro de 2001, foi Vencendo Barreiras-Histórias de Superação e Inclusão de Pessoas Portadoras de Deficiência (terminologias usadas na época).

As principais dificuldades encontradas no trabalho do Espaço da Cidadania, segundo Clemente, são as barreiras atitudinais. “É aqui ou em qualquer parte do mundo, as barreiras atitudinais são a grande dificuldade. Não é formação, não é escolaridade, já está tudo estudado sobre isso e no nosso caso, publicado. São as barreiras culturais, as barreiras das pessoas que não convivem com as pessoas com deficiência, não têm ideia do que seja de verdade as possibilidades da deficiência no trabalho e aí tem preconceito.” O Espaço da Cidadania não tem personalidade jurídica e, portanto, não encaminha pessoas ao mercado de trabalho e nem faz captação de vagas junto às empresas. Nasceu do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco, e promove o trabalho ao aproximar empresas, órgãos públicos, sindicatos e escolas com o objetivo de derrubar mitos e preconceitos acerca das pessoas com deficiência e sua inserção no mercado de trabalho.  

            Para comemorar o aniversário de 22 anos o Espaço da Cidadania realiza um evento que será mais um estímulo para a inclusão de pessoas com deficiência no trabalho. No dia 09/02 promove um encontro que sinaliza o estágio do cumprimento da Lei de Cotas no estado de São Paulo e em seguida reune os organizadores do livro “Inclusão Já!” que é fruto de trabalho colaborativo de muitas pessoas e organizações. A pesquisadora Guirlanda Benevides, especialista em economia do trabalho, doutoranda pela Unicamp e coordenadora da pesquisa sobre o cumprimento da Lei de Cotas, também pela Unicamp, comentará os principais resultados de pesquisa que contempla uma década de evolução da inclusão profissional das pessoas com deficiência no estado de São Paulo, entre 2010 e 2020. Rafael Públio, Consultor de Inclusão apresenta a síntese da pesquisa da movimentação dos 22 anos do Espaço da Cidadania, que será registrado em livro que será lançado em 22 de março.

O encontro:

  • Quando: 09/02/2023 das 10h às 11h 30
  • Onde: Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região
  • Endereço: Rua Erasmo Braga, 307—Terceiro Andar—Presidente Altino—Osasco—SP

As inscrições encerraram-se no dia 03/02/2023.

Voltar para Notícias